Funeral do Papa Francisco será realizado no sábado, diz Vaticano
Funeral do Papa Francisco ocorrerá no sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, em Roma
Por Da Redação.
O funeral do Papa Francisco ocorrerá no sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, em Roma. A data foi divulgada pelo Vaticano na manhã desta terça-feira (22), após a primeira Congregação Geral dos cardeais.
De acordo com o comunicado oficial, o caixão com o corpo do pontífice será levado à Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), onde ficará disponível à visitação pública. A cerimônia fúnebre será presidida pelo decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, em frente à igreja. Após a cerimônia, o corpo será transferido para sepultamento.
Jorge Mario Bergoglio faleceu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca. Ele foi encontrado na Casa Santa Marta, onde estava em recuperação de um quadro de pneumonia bilateral.
Diferentemente de seus antecessores, Francisco manifestou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na tradicional Basílica de São Pedro. O funeral seguirá a “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, aprovada por ele mesmo em novembro de 2024.
A primeira etapa do rito foi a Missa de sufrágio, celebrada na noite de segunda-feira na Basílica de São João de Latrão. Durante a celebração, o cardeal Baldo Reina confirmou a morte de Francisco com a leitura do atestado de óbito. Em seguida, o corpo foi colocado em um caixão de madeira revestido com zinco e transferido para a Basílica de São Pedro, onde será velado, marcando a segunda etapa do funeral.
A terceira e última etapa será o enterro. Conforme anunciado, não será seguida a tradição dos três caixões — de cipreste, chumbo e carvalho — adotada em funerais papais anteriores. O sepultamento ocorrerá segundo o modelo reservado a bispos, com uso de títulos mais simples e sem menção ao título de “Romano Pontífice”. No testamento, Francisco solicitou: “uma lápide simples, sem decoração especial e com única inscrição: Franciscus”.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: conclave: morte do Papa reacende interesse por filme; veja semelhanças
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).