Fumaça preta: primeira votação do conclave termina sem consenso
Fumaça preta sinaliza continuidade do processo eleitoral
Por Da Redação.
A primeira votação do conclave que visa eleger o novo papa da Igreja Católica foi concluída por volta das 16h desta quarta-feira (7) sem que os 133 cardeais presentes chegassem a um consenso. A fumaça preta que subiu da chaminé da Capela Sistina indicou que nenhum candidato obteve a maioria qualificada necessária para a eleição.
Para que um novo papa seja eleito, é necessário que um candidato receba pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 133 votos. As votações continuarão nesta quinta-feira (8), com quatro sessões diárias — duas pela manhã e duas à tarde — até que um consenso seja alcançado. Caso o conclave chegue à 33ª ou 34ª votação sem uma decisão, será realizado um segundo turno direto e obrigatório entre os dois cardeais mais votados na última rodada.
Embora não haja um limite formal para a duração do conclave, os últimos processos eleitorais papais não se estenderam por mais de três dias. A média de duração dos conclaves nos últimos dois séculos é de 3,2 dias, com nenhum deles ultrapassando cinco dias. Por exemplo, os conclaves que elegeram o Papa Bento XVI em 2005 e o Papa Francisco em 2013 foram concluídos em dois dias.
A expectativa é que o conclave atual não se prolongue por um período excessivamente longo, apesar da diversidade de opiniões e da necessidade de diálogo entre os cardeais. A continuidade das votações será acompanhada de perto, com a esperança de que um novo líder seja escolhido em breve para suceder o Papa Francisco.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).