Foto de Robert Prevost, papa Leão XIV, bebendo no Brasil viraliza
As fotos mostram Prevost em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante um evento realizado em 2004
Por Bruna Castelo Branco.
Pouco após a eleição do novo papa, Robert Francis Prevost, ocorrida na última quinta-feira (8/5), imagens de uma visita anterior do pontífice ao Brasil começaram a circular nas redes sociais. As fotos mostram Prevost em Belo Horizonte, Minas Gerais, durante um evento realizado em 2004, quando ainda não ocupava o atual posto.
+ Papa Leão XIV celebra primeira missa com cardeais na Capela Sistina
+ Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o novo papa; saiba quem é ele
Nas imagens, o então religioso aparece sorridente, vestindo calça preta e camisa social azul, segurando uma taça de cerveja ao lado de outras pessoas. A visita a Minas Gerais teria sido parte de uma agenda pastoral não oficial, segundo relatos de membros da comunidade religiosa local.
+ Papa Leão XIV: internet faz memes com escolha do novo líder católico
+ Papa Leão XIV inicia pontificado com mensagem de paz e unidade
Além da repercussão das imagens, internautas resgataram publicações feitas no perfil atribuído a Prevost na rede social X (antigo Twitter), nas quais o atual papa critica diretamente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e faz uma defesa enfática dos direitos dos imigrantes. Veja mais imagens do papa na América Latina divulgadas nas redes sociais:
O novo Papa vivia a estética da paróquia carismática latino-americana. pic.twitter.com/D4LRSItjFf
— Annie 🐻💕🦜 (@AnaSoreoDracir) May 8, 2025
Uma das postagens destaca o caso de Kilmar Abrego Garcia, imigrante salvadorenho que viveu por 14 anos nos EUA, onde criou família e cuidava de três filhos com deficiência. Abrego foi deportado durante o governo Trump sob a acusação de integrar a gangue MS-13 — alegação que ele nega e pela qual nunca foi formalmente acusado. Embora a Suprema Corte dos EUA tenha determinado seu retorno, o processo acabou interrompido por impasses diplomáticos com o governo de El Salvador.
Em sua publicação, Prevost critica duramente a ação das autoridades norte-americanas:
“Enquanto Trump e Bukele usam o Salão Oval para a deportação ilícita de um residente dos EUA pelos federais, o agora auxiliar de Washington, +Evelio, que já foi um salvadorenho sem documentos, pergunta: ‘Vocês não veem o sofrimento? A consciência de vocês não se incomoda? Como podem ficar em silêncio?’”
A escolha de Prevost, norte-americano, para liderar a Igreja Católica ocorre em meio a debates sobre justiça social e acolhimento aos mais vulneráveis, temas que já sinalizam o tom de seu pontificado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).