Papa Leão XIV inicia pontificado com mensagem de paz e unidade
Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco
Por Da Redação.
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o 267.º papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV. Sua eleição ocorreu nesta quinta-feira (8), após a morte do papa Francisco em 21 de abril deste ano. Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e o primeiro membro da Ordem de Santo Agostinho a ocupar o pontificado desde o Papa Eugênio IV no século XV. Em sua primeira aparição pública, da janela central da Capela Sistina, o novo pontífice saudou os fiéis com as palavras
"A paz esteja convosco". Em seguida, prestou homenagem ao papa Francisco, destacando sua voz corajosa e abençoando Roma. Leão XIV enfatizou a importância de uma Igreja missionária, inclusiva e comprometida com a justiça social, convidando todos a caminhar juntos em direção à paz e fraternidade.
Leia também:
>>>Mais uma vez, novo papa é eleito com dois dias de conclave
Agradecimentos
O novo papa também expressou gratidão aos 133 cardeais que participaram do conclave e destacou sua conexão com a diocese peruana de Chiclayo, onde atuou como administrador apostólico. Ao final de seu discurso, Leão XIV recordou a prática devocional de súplica à Nossa Senhora de Pompeia, pedindo sua intercessão e amor para a missão da Igreja e pela paz no mundo.
Com um pontificado marcado por um forte compromisso com a paz, a justiça e o diálogo, Papa Leão XIV inicia sua liderança com uma mensagem de esperança e unidade para a Igreja Católica e para o mundo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).