Mais uma vez, novo papa é eleito com dois dias de conclave
Nos conclaves anteriores, a revelação do nome ocorreu entre uma e duas horas após a fumaça branca
Por Bruna Castelo Branco.
A Igreja Católica tem um novo papa. A tradicional fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), sinalizando que os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco. Pouco depois, o Vaticano confirmou o resultado com a declaração: “Habemus Papam”.
Os sinos da Basílica de São Pedro também tocaram, reforçando o anúncio. O nome do cardeal eleito ainda não foi divulgado, mas o novo pontífice deve aparecer em breve na sacada da Basílica para a primeira bênção, conforme tradição. Nos conclaves anteriores, em 2005 e 2013, a revelação do nome ocorreu entre uma e duas horas após a fumaça branca.
Esta eleição repete o padrão das duas últimas: a escolha do novo papa ocorreu no segundo dia de conclave. Desta vez, o processo envolveu 133 cardeais votantes — número superior ao do conclave anterior, que contou com 117. A rodada decisiva de votação ocorreu após emissões de fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e na quarta-feira (7), indicando votações sem consenso.
A escolha do novo líder da Igreja acontece 17 dias após a morte do papa Francisco, vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Francisco já havia enfrentado problemas de saúde e havia recebido alta recentemente após cinco semanas de internação por pneumonia.
O anúncio formal do novo papa — incluindo seu nome de batismo, o nome papal adotado e sua primeira bênção "Urbi et Orbi" — deve acontecer ainda hoje, diante da multidão reunida na Praça de São Pedro.
Com informações da Globo News
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).