Juneteenth: fim da escravidão vira feriado nacional nos EUA após Biden sancionar nova lei
O Escritório de Gestão de Recursos Humanos dos Estados Unidos anunciou que a maioria dos funcionários federais vão aderir ao feriado na sexta-feira (18/6), pois o dia 19 cairá em um sábado neste ano.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e a vice, Kamala Harris, sancionaram uma lei que permite tornar o dia 19 de junho em um feriado nacional em solo estadunidense. A data, apelidada como Juneteenth, já era comemorada por como feriado federal em memória como Dia da Libertação pois em 1865 o Major General Gordon Granger anunciou o fim da escravidão em Galveston, Texas, a um grupo de pessoas em acordo com a Proclamação de Emancipação de 1863 do presidente Abraham Lincoln.
O democrata falou em um salão onde estavam presentes 80 membros do Congresso, autoridades eleitas locais, líderes comunitários e ativistas como Opal Lee, que fez campanha para que a data fosse transformada em feriado nacional. "O Juneteenth marca tanto a longa e dura noite de subjugação causada pela escravidão quanto a promessa de uma manhã mais clara adiante", disse Biden. Ele acrescentou que o dia é uma lembrança "do fardo terrível que a escravidão causou ao país e ainda causa".
Este é o primeiro feriado nacional estabelecido desde o "Dia de Martin Luther King Jr.", em 1983, e se torna o 11º reconhecido pelo governo federal dos Estados Unidos. Apenas alguns estados consideram atualmente a data como um feriado remunerado. O Escritório de Gestão de Recursos Humanos dos Estados Unidos anunciou que a maioria dos funcionários federais vão aderir ao feriado na sexta-feira (18/6), pois o dia 19 cairá em um sábado neste ano.
Biden usou as redes sociais para comemorar a decisão. "Hoje, tive a honra de assinar um projeto de lei para tornar oficialmente o décimo terceiro dia feriado federal. Com esse passo importante, todos os americanos podem sentir a força do dia, aprender com nossa história, comemorar nosso progresso e enfrentar a distância que ainda temos que percorrer.", escreveu no Twitter.
Today, I had the honor of signing a bill to officially make Juneteenth a federal holiday. With this important step, all Americans can feel the power of the day, learn from our history, celebrate our progress, and grapple with the distance we still have to travel. pic.twitter.com/UN5WgCiAy2
— President Biden (@POTUS) June 17, 2021
Biden disse ainda que "grandes nações não ignoram seus momentos mais dolorosos, elas os abraçam". Além disso, o presidente segue sendo pressionado a responder a uma série de leis estaduais apoiadas pelos republicanos que, segundo ativistas de direitos civis norte-americanos, buscam suprimir o direito ao voto de minorias, e, além disso, abordar de maneira significativa os assassinatos desproporcionais de negros pela polícia.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.