27 baleias são observadas em um único dia no mar de Salvador

Temporada de observação de baleias em Salvador foi aberta nesta terça-feira (15)

Por Da Redação.

O lançamento da temporada de observação de baleias 2025 em Salvador foi realizado pelo Instituto Baleia Jubarte nesta terça-feira (15), na na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no Comércio. Embora o ato marque oficialmente o período para visualização dos animais, 27 baleias foram avistados em único dia, na última segunda-feira (14), do posto de observação localizado no Farol da Barra.

27 Baleias São Observadas Em Um Único Dia No Mar De Salvador

A passagem das baleias pela Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía navegável do mundo, acontece de julho a outubro. De acordo com a projeção do Baleia Jubarte, organização que monitora a população dos animais no Brasil há mais de 30 anos, a expectativa é de que aproximadamente 35 mil cetáceos apareçam nos mares brasileiros neste ano. Em 2024, 1.012 mil avistamentos foram registrados, superando os 843 animais que passaram pela costa soteropolitana em 2023.

Temporada De Observação De Baleias Em Salvador Foi Aberta Nesta Terça Feira (15)

Baleias em Salvador

Além das aparições no Farol da Barra, outros registros têm acontecido na capital baiana. No último dia 10, duas baleias-jubarte foram avistadas próximas ao Farol de Itapuã. As imagens, feitas por um grupo do clube de canoa havaiana Awen Va'a, chamou atenção pelo comportamento brincalhão dos animais, que se aproximaram da costa na altura da Praia da Rua J.

As jubartes costumam migrar das águas geladas da Antártica para o litoral brasileiro entre os meses de julho e outubro, período em que ocorre sua reprodução. A costa da Bahia é um dos principais pontos de parada desses gigantes do mar, que buscam águas quentes e calmas para acasalar e dar à luz.

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.