Baleias-jubarte vistas em Itapuã marcam início da temporada na Bahia
A temporada de baleias começou com um espetáculo à parte em Itapuã; veja vídeo
Por Juana Castro.
A baleia é amiga da sereia... de Itapuã.
Brincadeira à parte, a temporada de baleias começou com um espetáculo no litoral baiano. Na manhã desta quinta-feira (10), duas baleias-jubarte foram avistadas próximas ao Farol de Itapuã, em Salvador. O registro, feito por um grupo do clube de canoa havaiana Awen Va'a, chamou atenção pelo comportamento brincalhão dos animais, que se aproximaram da costa na altura da Praia da Rua J.
Veja abaixo:
Baleias-jubarte são vistas em Itapuã e marcam início da temporada na Bahia
— Aratu On (@aratuonline) July 10, 2025
Vídeo do AWEN VA'A - Clube de Canoa Havaiana
Saiba mais: https://t.co/6uXiJR8SPB pic.twitter.com/v74kKodDco
Temporada de reprodução das baleias-jubarte
As jubartes costumam migrar das águas geladas da Antártica para o litoral brasileiro entre os meses de julho e outubro, período em que ocorre sua reprodução. A costa da Bahia é um dos principais pontos de parada desses gigantes do mar, que buscam águas quentes e calmas para acasalar e dar à luz.
Somente entre 15 de julho e 15 de outubro de 2023, foram registradas 843 baleias-jubarte no estado - 39 delas dentro da Baía de Todos-os-Santos. A observação atraiu cerca de 65 mil visitantes ao Farol da Barra no período. Para este ano, estima-se que cerca de 30 mil baleias passem pela costa brasileira.
Observação e ações educativas em Salvador
Durante a temporada reprodutiva, o Projeto Baleia Jubarte realiza diversas ações em parceria com a Prefeitura de Salvador. Em 2024, além dos binóculos disponíveis no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, os visitantes puderam conferir uma exposição de placas informativas e uma réplica da cauda de uma jubarte no Forte de Santa Maria.
No ano passado, inlcusive, o turismo de observação foi feito por empresas como a Shark Dive e Apolônio Turismo Náutico, em parceria com o projeto. A proposta une conscientização ambiental e experiência imersiva com os cetáceos, promovendo a valorização da biodiversidade marinha na capital baiana.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).