Política

FALSO: Não há acordo para Kannário assumir Segurança Pública na Bahia

ACM Neto e Kannário são aliados, mas não há anúncio oficial para o artista ser secretário

Por Matheus Caldas

FALSO: Não há acordo para Kannário assumir Segurança Pública na BahiaSBT News De Fato

FALSO | É falsa a informação propagada nas redes sociais sobre um suposto acordo para que o cantor e deputado federal Igor Kannário, do União Brasil, seja secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) num eventual governo do candidato ACM Neto, também do União Brasil. A informação vem sendo sistematicamente compartilhada em grupos de WhatsApp, do Facebook e em publicações no Twitter.




O QUE FOI INVESTIGADO?


Circula em grupos de WhatsApp, pelo menos desde junho, a informação de que o deputado federal Igor Kannário, do União Brasil, será secretário de Segurança Pública da Bahia num eventual governo do candidato ACM Neto, também do União Brasil.


Com 973 mil seguidores no Instagram, o parlamentar é cantor de pagode, autointitulado "príncipe do guetto". Por conta do histórico de problemas com a Polícia Militar (PM-BA), opositores a ACM Neto vêm compartilhando que o artista ocuparia a pasta.


Em entrevistas, Neto afirma constantemente que não trata sobre nomes para o secretariado antes da eleição. 


Kannário, por sua vez, é candidato à reeleição à Câmara dos Deputados pelo União Brasil, o mesmo partido de Neto.


Onde foi publicado: WhatsApp, Facebook e Twitter.


Alcance da publicação


No aplicativo WhatsApp, o conteúdo consta como "encaminhado com frequência", apontando que a mensagem foi espalhada para outros usuários.

Além disso, não é possível analisar o alcance de envio, porque o aplicativo é um sistema criptografado, não sendo possível o acesso aos dados. 


No Facebook, há compartilhamentos. Um deles possui, que sugere que Neto faz "acenos à bandidagem", tem oito curtidas, 13 comentários e 23 compartilhamentos. O conteúdo também foi replicado na página "Camaçari Notícias 24 horas", que possui mais de 17,5 mil seguidores.


No Twitter, também há registros esporádicos - numa das publicações nesta rede social, há outra informação enganosa. ACM Neto não apoia o ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nem o Partido dos Trabalhadores.


Na Bahia, a agremiação petista tem seu próprio candidato ao governo, Jerônimo Rodrigues.


Saiba mais:





CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO


É falsa a informação propagada nas redes sociais sobre um suposto acordo para que o cantor e deputado federal Igor Kannário, do União Brasil, seja secretário de Segurança Pública da Bahia num eventual governo do candidato ao governo do Estado da Bahia, ACM Neto, também do União Brasil. A informação vem sendo sistematicamente compartilhada em grupos de WhatsApp, posts no Facebook e em publicações no Twitter.


ACM Neto fez várias declarações à imprensa afirmando que não trata sobre nomes para o futuro secretariado antes da eleição.


Para o SBT News De Fato, enganoso é o conteúdo que foi tirado do contexto original e foi usado para mudar seu significado ou narrativa original. Informação que induz a uma interpretação diferente da intenção do autor. Conteúdo criado para confundir que pode ter intenção ou não de gerar danos.


COMO VERIFICAMOS


SBT News De Fato recebeu as imagens pelo canal de denúncias disponíveis ao público. A verificação começou a partir de buscas no Twitter, com os termos "ACM Neto Kannário" e "Neto Kannário".


No Facebook, a reportagem pesquisou na ferramenta de busca na rede social as mesmas palavras-chave, além de "Kannário secretário Segurança Pública" e "Kannário ACM Neto secretário". Os resultados apontaram para uma série de conteúdos relacionados ao tema. 


Por que investigamos?


SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, ou o processo eleitoral, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político ou as eleições. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.




SBT News De Fato


SBT News De Fato o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.




>> Matheus Caldas é jornalista do Aratu On, portal da TV Aratu.

>> TV Aratu, afiliada SBT na Bahia, é integrante do SBT News de Fato. 


Você também pode se interessar por:




Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.