5 anos de prisão: STF condena Carla Zambelli por perseguição armada
Perseguição armada aconteceu em São Paula na véspera do segundo turno de 2022; Carla Zambelli está presa e aguarda extradição da Itália
Por Da redação.
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal mediante uso de arma de fogo.
O julgamento foi realizado em plenário virtual e terminou com 9 votos a favor da condenação e 2 contrários. Esta é a segunda sentença contra a parlamentar neste ano.
A decisão está relacionada a um episódio ocorrido em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais. Na ocasião, Zambelli discutiu com um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma rua da capital paulista e passou a persegui-lo portando uma pistola.
Zambelli já está presa
Em maio, Zambelli já havia sido condenada a 10 anos de prisão por invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Após essa primeira decisão, a deputada deixou o Brasil e foi detida na Itália, onde permanece aguardando análise do pedido de extradição apresentado pelas autoridades brasileiras. Além das condenações, o STF determinou a cassação de seu mandato, decisão que ainda será submetida à apreciação da Câmara dos Deputados.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).