Ampliação de trecho do VLT em Salvador: saiba o que vai mudar
Ampliação de trecho do transporte VLT irá se estender até outro bairro de Salvador
Por Laraelen Oliveira.
Salvador irá contar com uma ampliação no trecho do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT). O aditivo contratual, que amplia a forma de transporte, foi assinado, nesta segunda-feira (21), pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e adiciona caminhos que avançam até o bairro do Comércio, que antes tinha apenas como destino final a Calçada.
“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio", disse o governador.
No mesmo dia, Jerônimo Rodrigues também lançou edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3, para as obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto.
Investimento para ampliação do VLT
De acordo com o governo do estado, um investimento de R$113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e a região do Terminal de São Joaquim e Hospital da Marinha.
Já o novo edital trata-se da implantação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT. O financiamento será feito pelo Orçamento Geral da União com contrapartida estadual, terá um investimento previsto de R$446 milhões.
Entre as tecnologias previstas estão:
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Wi-Fi gratuito em 35 pontos;
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Catracas com sistema de bilhetagem automática;
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Fibra óptica exclusiva para integrar o VLT ao metrô;
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Câmeras de vigilância com inteligência artificial;
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Painéis digitais com informações em tempo real.
Alterações e processo na ampliação do VLT
A nova ampliação do VLT de Salvador, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 40 quilômetros de trilhos, 40 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia, com investimento total estimado em R$ 5 bilhões.
Os primeiros testes com o modal tem a previsão para início de 2026. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens pelo Governo do Mato Grosso. O governo afirmou que economizou cerca de 37,5% em cada VLT.
Os antigos trens que atuavam no subúrbio foram desativados em fevereiro de 2021, para a instalação do VLT na região. Porém as obras não chegaram a avançar.
Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.
As obras estão divididas em três trechos simultâneos:
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Trecho 1: da Ilha de São João à Estação Comércio (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador;
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Trecho 2: de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2;
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Trecho 3: de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.
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