Equipe baiana vence categoria de drones na Copa do Mundo de Robótica
Flying Robots Demo é a modalidade de drones da competição. Além da equipe baiana, veja destaques da delegação brasileira na RoboCup 2025
Por Júlia Naomi.
Uma equipe baiana, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), conquistou o primeiro lugar na Flying Robots Demo, categoria de drones da RoboCup 2025. Conhecida como a Copa do Mundo de Robótica, a competição acontece desde o dia 15 de julho até esta segunda-feira (21), no Centro de Convenções de Salvador.
O BahiaRT foi o único time baiano da modalidade, que avalia a atuação de robôs voadores autônomos e inteligentes em atividades do setores industrial e logístico, além de situações de busca e resgate. A categoria, proposta pela RoboCup Brasil, visa estimular o desenvolvimento de drones com sistema de rastreamento e localização por câmera que sejam precisos e dispositivos para manipulação e carregamento de objetos.
A Copa do Mundo de Robôs é realizada anualmente, em diferentes países. No Brasil, a competição acontece pela segunda vez, 11 anos após a edição de João Pessoa, na Paraíba. Este ano, reúne mais de 2000 competidores de 40 países, dentre os quais o Brasil possui a maior delegação, com cerca de 200 pessoas, divididas em 45 equipes e 15 modalidades.
A Bahia foi representada por três times da na divisão major, destinada a maiores de idade, e quatro na júnior, destinada aos menores. O total de seis times vêm de quatro instituições de ensino distintas:
- Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador;
- Colégio da Polícia Militar (CPM) - Unidade Lobato, em Salvador;
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba) de Eunápolis, no extremo sul; Colégio
- Nossa Senhora de Fátima, em Vitória da Conquista, sudoeste do estado.
Equipe baiana vence categoria de drones; veja outros destaques nacionais
O time ITAndroids, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), venceu o TheBits, equipe do Canadá, conquistando o primeiro lugar na categoria Small Size League B, de futebol. Com esta colocação, a delegação brasileira garantiu dois “ouros” na competição. Em terceiro lugar na mesma categoria ficou Warthog, equipe da USP São Carlos.
A equipe TechAgroS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) ficou em segundo lugar na categoria Flying Robots Demo, ficando com 20 pontos a menos que a equipe baiana.
Leia também: Aluno do SESI Camaçari representará Brasil em mundial de tecnologia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).