Aluno do SESI Camaçari representará Brasil em mundial de tecnologia
Mundial de tecnologia acontece entre os dias 27 e 30 de julho nos EUA. Aluno do SESI Camaçari e outros 5 brasileiros estão na competição
Por Júlia Naomi.
“Minha expectativa é a melhor possível”. É assim que Diogo Santos Maia, aluno do SESI Camaçari define seu sentimento em relação à participação na Microsoft Office Specialist World Championship 2025. O mundial de tecnologia acontece entre os dias 27 e 30 de julho, em Orlando, na Flórida (EUA).
Estudante da Escola SESI Milton Santos, na 3ª série do Ensino Médio com itinerário profissional SESI-SENAI em Tecnologia da Informação, Diogo alcançou a pontuação máxima na prova (mil pontos) e conquistou o 1° lugar na seletiva nacional, pela categoria Microsoft Excel 2019. A escola também teve Guilherme Mascarenhas como aluno destaque, em 3° lugar na categoria Microsoft Excel 2019.
Ao todo, seis brasileiros foram selecionados para competir no mundial, em três categorias distinhas:
- 2 competidores - Excel (2019 e 365)
- 2 competidores - Word (2019 e 365)
- 2 competidores - Power Point (2019 e 365)
Diogo Santos Maia considera que a competição é uma grande oportunidade para impulsionar seu currículo, por oferecer uma certificação reconhecida internacionalmente. “Estamos estudando bastante, com apoio do SESI, simulando provas e participando de treinamentos. Ano passado, foram três etapas na final mundial e estamos nos baseando nisso, mas pode mudar tudo nesta edição”, conta o estudante.
+ Salvador recebe RoboCup 2025, maior campeonato de robótica e IA do mundo
Junto a outros finalistas da seletiva nacional, Diogo participou de um treinamento intensivo em Curitiba, promovido pela empresa de educação em tecnologia Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina. Ao longo da preparação, o jovem foi acompanhado pelo tutor Igor Lima, responsável por organizar os treinamentos e acompanhar seu desempenho em simuladores.
“Foi um trabalho coletivo da escola, desde a coordenação até a direção, oferecendo estrutura, janelas de treino e apoio logístico, para que os estudantes se sentissem preparados e alcançassem o melhor resultado possível”, destacou o professor.
Nota máxima e 3° lugar: aluno do SESI Camaçari é destaque na seletiva nacional
Além de Diogo Santos Maia, outro estudante da Escola SESI Milton Santos foi destaque na Seletiva Nacional, ao alcançar o 3º lugar na categoria Microsoft Excel 2019. Guilherme Mascarenhas, assim como Diogo, alcançou a pontuação máxima na prova, mas por alguns minutos a mais na conclusão da tarefa, não se classificou para a etapa mundial.
+ Superbahia 2025 promove inovações tecnológicas para supermercadistas
Ele relata que a competição proporciona um aprofundamento significativo no Excel. “Além disso, há a troca de conhecimento entre estudantes, o que torna a vivência ainda mais marcante. É uma oportunidade real de crescimento pessoal e profissional”, enfatiza.
Saiba mais sobre mundial de tecnologia
Microsoft Office Specialist World Championship é um campeonato mundial de tecnologia voltado a estudantes de 13 a 22 anos, com certificação em Word, Excel ou PowerPoint (nas versões 2019 e 365). A competição desafia os participantes a demonstrarem suas habilidades práticas e criativas com os aplicativos do Microsoft Office, em simulações reais de uso profissional.
A MOS World Championship é organizada pela Certiport (Pearson VUE Business), empresa de aprendizagem e certificações. Os melhores jovens certificados em ferramentas do Microsoft Office do mundo são reunidos anualmente para a competição. No Brasil, o Departamento Nacional do SESI é o operador oficial da disputa, coordenando a seletiva nacional.
Devido a uma parceria entre o SESI e a Certiport, intermediada pela Big Brain, representante oficial da certificadora no país, o SESI é a única instituição de ensino brasileira autorizada a participar da competição. A iniciativa garante aos estudantes da rede SESI Bahia acesso gratuito ao curso e a chance de disputar a vaga brasileira para a etapa mundial.
Leia também: Estudantes da rede pública da Bahia vão à Copa do Mundo de Robótica
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).