Grupo é preso na Bahia por aplicar golpes pela internet em todo o país

Golpes pela internet eram aplicados a partir de um “call center” montado em um apartamento de luxo em Feira de Santana

Por Anna Caroline Santiago.

Um grupo de cinco pessoas foram presas nesta segunda-feira (21), em Feira de Santana, durante a Operação Tio Patinhas, deflagrada pela Polícia Civil. Elas são suspeitas de integrar um esquema fraudulento de vendas online com atuação em todo o Brasil. O grupo era liderado por um casal e operava a partir de um apartamento de alto padrão no bairro Kalilândia, que funcionava como "call center".

Segundo as investigações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), os criminosos anunciavam em redes sociais produtos como joias, relógios, roupas e perfumes de marcas famosas, com foco em vendas por atacado para lojistas e microempreendedores. Após o pagamento, as vítimas eram bloqueadas e os produtos nunca eram entregues.

Grupo é preso na Bahia por aplicar golpes pela internet em todo o país.Foto: Divulgação | PCBA

Desde 2021, o grupo fez centenas de vítimas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e diversos municípios da Bahia. Em Feira de Santana, não havia registro de vítimas, já que o grupo evitava atuar na própria cidade para não levantar suspeitas.

Leia também: Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes online

Operação

No local, a polícia encontrou dezenas de caixas vazias, lacradas e com etiquetas de envio, usadas apenas para dar aparência de legitimidade ao falso negócio. Produtos falsificados também eram exibidos em vídeos e postagens nas redes sociais para atrair compradores.

Além do apartamento no Kalilândia, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um condomínio no bairro SIM e em um imóvel na Rocinha, ambos também em Feira.

+ Lamborghini de rifeiro baiano será leiloada por mais de R$ 3 milhões

Durante a operação, foram apreendidos um Land Rover Evoque, um Hyundai HB20, joias, relógios e perfumes falsificados. Os veículos passarão por perícia para verificar possíveis adulterações. Os suspeitos seguem custodiados e estão à disposição da Justiça.

Itens de luxo foram apreendidos com os suspeitos. Foto: Divulgação | SSP-BA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.