Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes online
Levantamento apontou que quatro em cada 10 brasileiros foram alvo de fraudes online
Por Da Redação.
Um estudo global da TransUnion, divulgado no relatório semestral de Tendências de Fraude Omnichannel, revelou que 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto. Desses, 10% afirmaram ter caído nos golpes, com perdas médias de R$ 6.311.
Em escala global, 53% dos entrevistados relataram ter sido alvos de esquemas fraudulentos entre agosto e dezembro de 2024, embora 47% não tenham identificado que estavam sendo enganados. O tipo de golpe mais comum foi o vishing — ligações telefônicas fraudulentas feitas por criminosos que se passam por representantes de empresas legítimas para obter dados pessoais e financeiros.
Entre os 13.387 adultos entrevistados em 18 países e regiões, 29% relataram prejuízos financeiros no último ano, com uma perda média de US$ 1.747 (aproximadamente R$ 10.683). A geração mais afetada foi a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010), com 38% relatando perdas. Já entre os Baby Boomers (1946-1964), esse percentual foi de apenas 11%.
"A evolução das fraudes exige que as empresas estejam sempre um passo à frente, inclusive ajudando a conscientizar sobre golpes como o vishing", destacou Wallace Massola, gerente de Soluções de Prevenção à Fraude da TransUnion Brasil. "Assim como em outros golpes de engenharia social, o objetivo final dos fraudadores é obter informações ou acessos privilegiados para cometer fraudes financeiras", completou, em entrevista à Agência Brasil.
Fraudes digitais em alta
O estudo apontou um aumento de 11% nas transações suspeitas de tentativa de fraude digital em 2024, em comparação com o ano anterior. A invasão de contas foi o tipo de fraude com crescimento mais acelerado, registrando alta de 20% no mesmo período.
Segundo Massola, os fraudadores estão mudando de estratégia diante do avanço dos sistemas de prevenção transacional. “Esse tipo de fraude representa um desafio crescente para as empresas. Para enfrentá-lo, é essencial investir em tecnologias avançadas de monitoramento e autenticação, além de soluções robustas de avaliação de risco de dispositivos e behaviour analytics", afirmou.
No Brasil, o índice de fraude digital atingiu 5,4% em 2024, acima da média global. A taxa média de tentativas suspeitas de fraude em transações realizadas por consumidores no país foi de 6,1%, a sexta mais alta entre os quase 20 mercados analisados.
Segurança digital impacta decisões de consumo
Para 77% dos entrevistados, a confiança de que seus dados pessoais não serão comprometidos é fundamental na hora de fazer negócios ou compras online. Cerca de 59% disseram que trocariam de empresa em busca de uma experiência digital mais segura.
No Brasil, 40% dos consumidores afirmaram ter desistido de uma compra ou contratação de serviço online por não confiarem na segurança das informações exigidas ou pelo excesso de dados solicitados.
O levantamento também mostrou que 34% dos entrevistados globalmente realizaram mais da metade de suas transações pela internet — mesmo percentual de 2023. Já 62% citaram o medo de fraudes como principal razão para não retornarem a um site, enquanto 48% abandonaram carrinhos de compra online por preocupações com segurança.
Em relação à contratação de serviços financeiros ou de seguros online, 51% dos entrevistados disseram ter desistido devido a questões relacionadas à segurança ou à experiência. Entre os principais motivos, estão excesso de informações exigidas (46%), desconfiança quanto à segurança (41%) e processo considerado frustrante (38%).
Leia também: Google alega indisponibilidade de dados sobre minuta do golpe
"Proteger os dados dos consumidores é inegociável. Com o aumento dos riscos em todos os canais, o investimento em prevenção à fraude é estratégico e se torna um dos grandes diferenciais competitivos", afirmou Claudio Pasqualin, vice-presidente de Soluções da TransUnion Brasil. "Tanto para reduzir atritos desnecessários com o consumidor quanto para evitar impactos reputacionais para as organizações”.
Plataformas sociais lideram tentativas de fraude
Ambientes de comunidades virtuais, como sites de relacionamento e fóruns, apresentaram a maior taxa global de tentativas suspeitas de fraude digital em 2024: quase 12%, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Jogos eletrônicos (11%), apostas online (8%) e varejo (8%) também figuram entre os segmentos mais afetados.
No Brasil, as comunidades online registraram a maior taxa de suspeita de fraude digital, com 15,2%. De acordo com Massola, os criminosos exploram a confiança dos usuários em plataformas sociais, criando perfis falsos e estabelecendo relações aparentemente autênticas para manipular emocionalmente as vítimas.
“Uma vez conquistada a confiança, os criminosos solicitam informações confidenciais ou dinheiro, alegando emergências ou situações pessoais difíceis. Esse método não apenas compromete dados privilegiados, como pode gerar prejuízos financeiros significativos para quem acredita estar seguro nesses ambientes”, alerta o especialista.
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