Bahia tem novo programa de incentivo para atrair voos regionais

Governo da Bahia, além dos voos regionais, também aposta na retomada das rotas internacionais

Por Laraelen Oliveira.

O governo da Bahia anunciou a criação de um programa para estimular voos regionais no estado, como parte do esforço para recuperar a malha aérea afetada pela pandemia da Covid-19. A novidade foi divulgada pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

O número de voos e passageiros foi o mais afetado pela pandemia em 2020, com redução de 53%, enquanto a movimentação aérea de cargas caiu 29,6%/Foto: Marcelo Camargo 

Segundo Bacelar, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) encomendou um estudo às secretarias do Turismo, da Fazenda e da Infraestrutura para desenvolver um projeto de incentivo à conectividade aérea entre cidades baianas. A proposta já está pronta e deve ser enviada à Assembleia Legislativa como um projeto de lei.

“O estudo está finalizado e se encontra na Casa Civil. Ele dará origem a uma proposta formal que busca ampliar a conectividade aérea regional, fortalecendo o turismo interno no estado” explicou o secretário.

Um dos investimentos previstos nesse processo de expansão é a ampliação do Aeroporto Nobelino Dourado, no município de Irecê, no sertão baiano. Para isso, o governo estadual decretou, no último dia 27 de junho, a desapropriação de uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados. O espaço foi definido após estudos da Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Bahia (SIT), vinculada à Seinfra.

Atualmente, a Bahia possui conectividade aérea com a Europa (Portugal, Espanha e França) e América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai)/Foto: Marcelo Camargo 

Além dos voos regionais, a Bahia também aposta na retomada das rotas internacionais. Salvador voltará a operar voos diretos para o Panamá a partir de 7 de janeiro de 2026. A nova rota será operada pela Copa Airlines e permitirá conexões com mais de 88 destinos, em 32 países, incluindo Estados Unidos, México, Canadá, Caribe e América Latina.

“A Copa mantém um hub na capital panamenha, facilitando o acesso dos baianos a diversos destinos internacionais e, ao mesmo tempo, reabrindo as portas da Bahia para turistas estrangeiros” destacou Bacelar.

Leia também: Salvador deve adquirir 100 ônibus elétricos financiados pelo Banco Mundial

Leia também: Alerta da Semob reforça a importância do transporte escolar regulamentado

Leia também: Travessia Salvador-Mar Grande retoma operação após quatro dias suspensa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.