Organização criminosa ligada a facções do RJ e SP é alvo de operação na Bahia

Organização criminosa ligada a facções do RJ e SP é responsável pela distribuição de drogas e ataques armados contra grupos rivais

Por Ananda Costa.

A Polícia Civil da Bahia realiza, na manhã desta quinta-feira (27), uma operação contra lideranças e integrantes de uma organização criminosa ligada a facções do Rio de Janeiro e de São Paulo. O grupo, que atua no estado, é apontado como responsável pela distribuição de drogas, ataques armados contra rivais, lavagem de dinheiro e movimentação milionária de recursos.

Operação contra organização criminosa ligada a facções do Rj e Sp. Foto:  Divulgação Ascom PCBA

Mandados judiciais são cumpridos em mais de 10 bairros de Salvador, em duas cidades da Região Metropolitana, em dois municípios do interior da Bahia e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, a operação mira desde o financiamento até a coordenação interestadual do grupo baiano, com expectativa de impacto na redução da violência nas áreas de atuação da organização.

O Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) solicitou e obteve na Justiça o bloqueio de contas bancárias que podem chegar a R$ 100 milhões.

Também foi determinada a descapitalização da organização, com a restrição de acesso a sete automóveis, uma moto aquática, um haras com cavalos de raça e uma usina de energia solar, avaliados em cerca de R$ 1 milhão.

Envolvidos na Operação contra organização criminosa ligada a facções do RJ e SP com atuação na Bahia

Além do Denarc, participam da ação equipes dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), de Inteligência Policial (DIP), Especializado de Investigações Criminais (Deic) e de Polícia Metropolitana (Depom).

Também atuam na operação as Coordenações de Polícia Interestadual (Polinter), de Operações e Recursos Especiais (Core), de Operação de Polícia Judiciária (COPJ), além do apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e das Polícias Civis de Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

Outras operações na Bahia

Foto: PMBA

Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza nesta quinta-feira (27) mais uma edição da Operação Força Total, ação que intensifica o policiamento ostensivo em áreas estratégicas do estado.

A mobilização ocorre um dia após o Governo da Bahia lançar oficialmente a Operação Verão 2025/2026, que reúne medidas voltadas à segurança durante o período de alta estação. O governador Jerônimo Rodrigues garantiu que a Operação Verão não vai alterar atividades diárias da PM, diz Jerônimo.

“Nós não vamos parar com as operações rotineiras. Continuaremos firmes no enfrentamento ao crime organizado, ao investimento do crime e a qualquer tipo de violência”, disse.

LEIA MAIS: Homem é preso por fazer ‘delivery’ de drogas em Feira de Santana

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.