Operação contra fraude no setor de combustíveis investiga empresas na Bahia
Operação contra fraude no setor de combustíveis corre simultaneamente na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal
Por Ananda Costa.
A Bahia é um dos alvos da megaoperação Poço de Lobato, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de São Paulo (CIRA/SP).

A ação busca desarticular um esquema de fraude fiscal no setor de combustíveis envolvendo um grupo empresarial apontado como um dos maiores do país.
A operação ocorre simultaneamente na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal. Mais de 190 pessoas físicas e jurídicas são investigadas por suspeita de integrar a organização criminosa e por possíveis crimes econômicos, tributários e de lavagem de dinheiro.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o prejuízo aos cofres públicos já ultrapassa R$ 26 bilhões. Por determinação da Justiça, mais de R$ 10 bilhões em bens dos investigados foram bloqueados.
Outras operações na Bahia
Operação Rainha Sul

Uma advogada, identificada como Poliane França Gomes, foi presa na manhã desta quinta-feira (27), no bairro de São Caetano, na Ladeira do Bambuí, em Salvador, suspeita de ligação com a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM).
A prisão ocorreu durante a Operação Rainha Sul, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia contra lideranças e integrantes de uma organização criminosa ligada a facções do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O grupo, que atua no estado, é apontado como responsável pela distribuição de drogas, ataques armados contra rivais, lavagem de dinheiro e movimentação milionária de recursos.
Operação Força Total

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza nesta quinta-feira (27) mais uma edição da Operação Força Total, ação que intensifica o policiamento ostensivo em áreas estratégicas do estado.
A mobilização ocorre um dia após o Governo da Bahia lançar oficialmente a Operação Verão 2025/2026, que reúne medidas voltadas à segurança durante o período de alta estação. O governador Jerônimo Rodrigues garantiu que a Operação Verão não vai alterar atividades diárias da PM, diz Jerônimo.
“Nós não vamos parar com as operações rotineiras. Continuaremos firmes no enfrentamento ao crime organizado, ao investimento do crime e a qualquer tipo de violência”, disse.
LEIA MAIS: Organização criminosa ligada a facções do RJ e SP é alvo de operação na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).