AO VIVO Últimas Notícias
30/01/2024 16h39 | Atualizado em 30/01/2024 16h39

Linha de Frente: ‘3 das 15 maiores favelas do Brasil estão na Bahia’, conta coordenadora do IBGE

Dado foi identificado pelo IBGE no Censo 2022

Linha de Frente: '3 das 15 maiores favelas do Brasil estão na Bahia', conta coordenadora do IBGE Foto: Reprodução TV Aratu
Ananda Costa

O programa Linha de Frente, da TV Aratu, apresentado pelo jornalista Pablo Reis, recebeu nesta terça-feira (30/1) a coordenadora de disseminação de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista (IBGE) , Mariana Viveiros, que conversou sobre áreas de pesquisa realizada pelo Instituto e Censos dos últimos anos.

Na entrevista, a coordenadora contou que, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE, a Bahia aparece em três posições na lista das 15 maiores favelas do Brasil em números de domicílio. Com mais de 20 mil domicílios, a favela Beiru, localizada no bairro da Tancredo Neves, é a maior da Bahia que aparece na lista, em quarto lugar em todo o país, ficando atrás apenas de favelas de Brasília e Rio de Janeiro.

Além da Beiru, os bairros de Pernambués e Valéria também aparecem na listagem, em sétimo lugar e no na 15ª posição, respectivamente. Mariana lembra que uma favela não é um bairro inteiro, e sim uma zona que passa a ser classificada dessa forma se tiver determinadas características.

“Para que uma zona seja denominada favela, analisamos a partir de dois critérios: se as famílias moram e não têm posse das casas ou terrenos e se há deficiência de serviço publico na localidade”.

Mariana Vieira Viveiros é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Começou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como Comunicação Social, atuando principalmente nos temas Catadores, Coleta seletiva, Cooperativas, Indicadores de sustentabilidade, Política pública e Resíduos sólidos urbanos e, atualmente, é coordenadora de disseminação de informações do IBGE.

LEIA MAIS: Linha de Frente: secretário do meio ambiente, Eduardo Sodré, fala sobre as ações ambientais para o Carnaval de 2024

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!