Todos os bispos chilenos pedem demissão ao Papa por escândalo de pedofilia
Todos os bispos chilenos pedem demissão ao Papa por escândalo de pedofilia
Todos os bispos chilenos apresentaram nesta sexta-feira (18/5) em Roma um pedido de demissão coletiva de seus cargos em resposta ao escândalo de pedofilia que atinge a Igreja Católica no país. O Vaticano não divulgou ainda se o papa Francisco aceitou o pedido. Ele pode confirmar a demissão, recusá-la ou decidir individualmente sobre cada um. “Nós colocamos nossa posição na mão do santo padre e cabe a ele decidir livremente sobre cada um de nós”, diz um comunicado assinado pelos 34 bispos do país “, sendo 31 em atividade e três eméritos.
LEIA MAIS: Muritiba: Ex-prefeito Roque Isquem é preso novamente pela Operação Adsumus
Uma investigação do Vaticano, divulgada parcialmente nesta sexta, afirmou que a cúpula da igreja chilena é responsável por “graves erros” no modo como lidou com os casos de pedofilia. Por isso, os bispos já estavam em Roma para uma audiência convocada pelo papa Francisco sobre o caso. Eles são acusados de queimar documentos, ignorar denúncias e negligenciar vítimas, diz o documento de dez páginas, que teve parte de seu conteúdo divulgado pela imprensa chilena e depois confirmado pelo Vaticano.
“Ninguém pode se eximir de culpa e colocar seu problema nos ombros de outros”, diz o documento, que foi escrito pelo próprio Francisco a partir de uma investigação de 2.300 páginas feita a pedido do Vaticano por dois especialistas no combate a crimes sexuais.
“Os problemas dentro da comunidade católica não serão resolvidos apenas lidando com casos individuais e os reduzindo ao afastamento de pessoas, apesar disso ?e vou deixar claro? também ser necessário”, escreveu o pontífice. “Mas não é suficiente, teremos que ir além. Seria irresponsável de nós não olharmos profundamente para nossas raízes e estruturas que permitiram que esses eventos ocorressem e se perpetuassem”.
LEIA MAIS: Dupla detida após morte de criança em Camaçari é liberada; ?quem fez, tem que pagar?
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline