TESTES RÁPIDOS: Projeto contabilizou cinco diagnósticos positivos para sífilis na Arena Fonte Nova
TESTES RÁPIDOS: Projeto contabilizou cinco diagnósticos positivos para sífilis na Arena Fonte Nova
Durante o jogo entre Bahia e Chapecoense, na Arena Fonte Nova, neste domingo (26/11), o projeto Fique Sabendo, que realizou testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites de forma gratuita, diagnosticou cinco torcedores com sífilis.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em todo o planeta no dia 1º de dezembro e foi promovida para estimular o diagnóstico precoce e a quebra da cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
LEIA MAIS: PENTE FINO: Operação prende três pessoas e apreende drogas, armas e munições em Itaparica
Além dos testes, mais de 12 mil preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido foram distribuídos. Não houve ocorrências de HIV e demais patologias durante a estratégia.
Os usuários com sorologia positiva contaram com o acolhimento e orientação dos aconselhadores, e foram encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal, onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.
Para o enfrentamento das doenças, a secretaria oferece testes rápido para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C durante o ano inteiro, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros, do Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade e em todas unidades básicas de saúde da capital baiana.
LEIA MAIS: APÓS PREJUÍZO: Complexo turístico de Costa do Sauípe é vendido a grupo goiano por R$ 140 milhões
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESSA SEGUNDA-FEIRA (27/11)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.