O TAXÍMETRO CONTRA-ATACA: Com implantação do serviço Uber, táxis apostam em ‘atendimento A’ para não perder clientela
O TAXÍMETRO CONTRA-ATACA: Com implantação do serviço Uber, táxis apostam em ‘atendimento A’ para não perder clientela
Esqueça o calor, o mau humor do motorista, o ambiente bagunçado e desleixado da maioria dos táxis de Salvador. O costume do mau atendimento teve uma trégua, ou pelo menos uma redução significativa.
O serviço de táxi passa por uma espécie de metamorfose. As mudanças estão associadas a chegada do serviço Uber — que começou a funcionar na última quinta-feira (7/4), em Salvador. A atividade está atrelada a uma empresa norte-americana, que faz o intermédio do serviço de motoristas particulares acionados por meio de um aplicativo de celular.
No Brasil, o serviço Uber já faz transporte alternativo individual de passageiros em nove cidades: Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo.
SOBREVIVÊNCIA
O polêmico aplicativo foi um catalisador na implantação de um projeto pioneiro em Salvador realizado pela empresa Teletaxi e lançado há pouco mais de três meses.
Essa foi a alternativa encontrada pelos taxistas para enfrentar a chegada da Uber.
Quem olha de fora pensa que é um táxi comum. Mas de dentro do veículo, conhece um mundo à parte. Tratamento de primeira qualidade, serviço diferenciado, o cliente tem direito a regalias e não paga um centavo a mais por isso.
A situação descrita parece surreal. Mas já é realidade.
O passageiro mais atento pode até notar pequenas diferenças que indicam a qualidade do serviço ofertado. No fundo e na lateral do carro, adesivos na cor preta acompanham cinco estrelas. São indicativos das pompas que circundam a nomeclatura ‘Class’.
Já não basta ser taxista. Tem que se destacar.
E é assim que pensa e age o motorista Rogério de Carvalho, 43 anos, um dos líderes do projeto Class. Trajando paletó na cor preta e usando sapatos sociais, ele costuma soltar do veículo para abrir a porta para o passageiro.
“A nossa intenção é dar um atendimento de excelência para cativar e cultivar os nossos clientes. Queremos firmar esse novo conceito de serviço de táxi em Salvador para fortalecer a nossa profissão”, afirmou Carvalho.
O inusitado não está apenas na ?farda? elegante e na cortesia do motorista. Ao adentrar no veículo, o passageiro tem a seu dispor ar-condicionado ligado 24h, carregadores de celular, acesso ao Wi-Fi para navegar gratuitamente pela internet, um jornal do dia, uma revista e até um gibi.
Há também guloseimas como balas e chocolates, além de refrigerantes, sucos e água. As bebidas ficam em uma bolsa térmica personalizada para manter a temperatura gelada.
E o mais incrível de tudo isso é que o cliente não paga nada a mais por consumir uma dessas opções ou todas elas durante a corrida.
Veja teste do serviço feito pela equipe do Aratu Online:
RESISTÊNCIA
Tudo que é novo assusta.
Alguns taxistas da própria empresa refutam a ideia do serviço. “Os colegas ainda não entenderam a ideologia que está por trás do negócio. Nós não estamos perdendo porque agora temos um custo a mais com as bebidas, mas estamos investindo em um conceito que vai nos trazer bons frutos daqui pra frente”.
O resultado não é imediato, mas a longo prazo.
Dos 350 veículos da Teletaxi, apenas 50 prestam o serviço Class. Além de terem que seguir o padrão com a oferta dos itens já citados, apenas os veículos melhores e mais novos da frota, fabricados a partir de 2013, podem fazer parte do projeto — tudo em nome de um alto padrão ofertado para a clientela.
A máquina do cartão de crédito e débito também é obrigatória no serviço Class.
CONCORRÊNCIA
Quando questionado sobre a Uber, Carvalho foi categórico em afirmar que acha a concorrência desleal. A principal reivindicação dele e de toda a categoria é sobre as burocracias, vistorias, impostos e taxas que são exigidos pela Prefeitura para os taxistas e não são para os motoristas do Uber.
“Se o motorista da Uber pagasse os impostos e taxas que nós (taxistas) pagamos, seria apenas mais um concorrente nosso. Mas do jeito que funciona é ilegal, imoral e injusto”, disse.
A questão da segurança também foi um dos pontos levantados pelo profissional, já que a Uber não tem o mesmo controle e fiscalização com os dados do motorista.
“A falta de controle da empresa sobre os motoristas da Uber gera um risco para o passageiro que não sabe por quem está sendo transportado. O passageiro pode correr o risco de ser assaltado ou até mesmo risco de vida”, ressaltou.
Os taxistas passam por uma série de processos burocráticos para exercer a profissão. Além das taxas e documentações, eles têm que passar por uma especialização exigida pela Gerência de Táxis e Transportes Especiais da Prefeitura (Getaxi), ligada à Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).
“Tanto a prefeitura como a empresa que trabalhamos têm o nosso cadastro com informações do nosso endereço, documentações, dados pessoais e até antecedentes criminais”, afirmou.
TENDÊNCIA
Engana-se quem pensa que os benefícios são restritos às corridas de táxi. O novo tratamento dado aos clientes da Teletaxi transborda do trânsito para outros locais.
A empresa fechou uma parceria com o Groove Bar, uma casa de shows localizada na Barra, em uma campanha que alerta sobre os perigos de se misturar bebida alcoólica com direção. O passageiro que utilizar o táxi para ir ao bar ganha um vale chopp da Heineken. Se o cliente também voltar pra casa com o táxi da empresa ganha 10% de desconto no valor da corrida.
Sem dúvidas, já se pode dizer que estes são os primeiros efeitos do serviço Uber em Salvador.