Mais de 1,5 milhão de títulos de eleitor são cancelados na Bahia; veja como regularizar o seu
A regularização dos documentos é obrigatória para garantir o voto em 2022 e o prazo para fazer o procedimento é 4 de maio de 2022, data em que cadastro eleitoral será fechado.
Pelo menos 1.576.023 eleitores tiveram os títulos cancelados na Bahia, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) nesta quinta-feira (16/9). Só em relação ao eleitorado de Salvador, 258.265 documentos foram cancelados.
O título de eleitor é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório - com idade entre 18 e 70 anos - deixa de votar por três eleições consecutivas e não justifica as ausências. Cada turno de votação é considerado uma eleição. Além disso, o título também é cancelado quando o eleitor não comparece à revisão do eleitorado.
O cidadãos já podem regularizar o documento pelo portal Título Net. O eleitor deve gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do TSE e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou através do PagTesouro, pela internet, sem precisar ir ao banco.
Quem que não tiver acesso à internet pode buscar o atendimento presencial, feito apenas com agendamento. O serviço pode ser marcado pelos seguintes meios: site do TRE-BA; através do número (71) 3373-7000 ou pela atendente virtual Maia, que faz parte do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE).
A validação do pagamento da multa é feita de maneira automática pelo banco de dados do Eeitoral baiano, mas é preciso ter atenção: só a quitação do débito não configura a regularização do título. O eleitor deve preencher os dados no Título Net e encaminhar a documentação exigida.
A regularização dos documentos é obrigatória para garantir o voto em 2022 e o prazo para fazer o procediemnto é 4 de maio de 2022, data em que cadastro eleitoral será fechado.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.