Itaparica: PF deflagra operação após receber vídeo de pescadores atuando com bomba na região
Itaparica: PF deflagra operação após receber vídeo de pescadores atuando com bomba na região
As Polícias Federal e Militar deflagraram na manhã desta quarta-feira (11/3) uma operação de combate à pesca habitual com uso de explosivos nas proximidades da localidade conhecida como Loteamento Porto Santo, na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador.
A ação, denominada Kirymure, teve início no final de 2019 após a circulação de um vídeo onde cinco homens aparecem cometendo o crime. Na gravação, é possível vez o momento da explosão, que atingiu um cardume.
Quatro mandado de de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Salvador estão sendo cumpridos nas residências de alguns dos envolvidos por cerca de 20 policiais federais e 14 militares da Companhia de Proteção Ambiental.
PESCA COM EXPLOSIVOS
A pesca com explosivos é atividade criminosa com pena de reclusão de um a cinco anos. De acordo com a Polícia Federal, acidentes com explosivos são rotineiros, provocando mutilações, queimaduras e outros danos aos próprios pescadores, ou mesmo a terceiros, como mergulhadores praticantes de pesca submarina ou mergulho autônomo e banhistas.
Além disso, há o comprometimento de embarcações, de instalações marinhas (cabos telefônicos, elétricos e de internet, sinalização náutica, tubulações de água e petrolíferas), bem como de fundações de construções do entorno (tais como pontes, estaleiros, atracadouros, marinas e toda sorte de imóveis, inclusive alguns tombados pelo Patrimônio Histórico).
LEIA MAIS: Prêmio da Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 4,5 milhões na quinta-feira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.