Assistência técnica de cooperativa garante inclusão produtiva para agricultores baianos
Assistência técnica de cooperativa garante inclusão produtiva para agricultores baianos
Fomentar o desenvolvimento do campo através da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) foi o papel da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), instituição que foi contratada pela Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) para ofertar os serviços a 2.160 agricultores familiares, nos Territórios de Identidade Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu e Sertão Produtivo.
O projeto Bahia Produtiva, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiou 2.160 mil famílias em treze municípios do estado da Bahia. O objetivo do projeto é garantir a inclusão produtiva de agricultores familiares, jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais, por meio do fomento à transição agroecológica, com elevação da produção e da produtividade, além de melhorar a qualidade dos produtos e ampliar o acesso ao mercado.
As atividades de ATER desenvolvidas pela COOTRAF no Território da Chapada Diamantina atendeu cinco regiões: Itaetê, Iramaia, Nova Redenção, Wagner e Marcionílio Souza, auxiliando 720 famílias de agricultores familiares. Lá é promovido a produção de alimentos saudáveis para a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias, bem como proporcionar geração de renda, acesso às políticas públicas e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, com base nos princípios da agroecologia e sustentabilidade no campo.
No Território do Piemonte do Paraguaçu os municípios de Rafael Jambeiro, Itatim e Santa Teresinha foram atendidos pela COOTRAF. As atividades desenvolvidas são preparação de reserva estratégica para alimentação animal durante o período de estiagem, recuperação de reserva legal, melhoria genética dos animais, multiplicação de sementes e de tecnologias sociais adaptadas a realidade do agricultor. ?As políticas públicas são essenciais para ajudar e organizar a produção agrícola na nossa região, favorecendo a geração de renda e colaborando para que a população tenha acesso a alimentação saudável e com preço justo?, contou o agricultor Daniel Silva, beneficiado pelas capacitações da cooperativa.
Já no Território Sertão Produtivo os serviços foram prestados nos municípios de Caetité, Caculé, Ibiassucê, Pindaí e Rio do Antônio, ajudando na captação de água de chuva e filtros de água cinza para reuso. Também são desenvolvidas diversas técnicas e metodologias reaplicáveis voltadas ao desenvolvimento de sistemas produtivos de hortaliças, uso e conservação do solo, manejo produtivo e produção animal.
De acordo com o presidente diretor do Cootraf, Edgar Filho, o apoio do Governo do Estado mudou a vida dos agricultores da região. ?Tiveram papel fundamental para alcançarmos nosso objetivo principal, que é a transformação da qualidade de vida do agricultor familiar.
Podemos destacar a parceria com a secretaria, a Bahiater e CAR, onde além de ser o órgão financiador dos nossos contratos, deu total apoio e suporte para o sucesso dos nossos contratos de ATER?.
Ainda segundo Edgar, as atividades desenvolvidas proporcionaram a geração e ampliação de renda das famílias atendidas, da agregação de valor dos produtos da agricultura familiar, aumento na produtividade, comercialização dos produtos de forma segura, acesso a tecnologias sociais de grande importância para a convivência com o Semiárido, entre outros avanços.
Assistência
A ATER é realizada por técnicos em Agropecuária e/ engenheiros agrônomos nas unidades produtivas de agricultores e agricultoras familiares. O serviço é ofertado diretamente por técnicos da Bahiater, ou em parceria com entidades executoras do serviço, selecionadas por chamadas públicas destinada à estruturação produtiva e articulação de políticas públicas para a promoção da sustentabilidade das Unidades Produtivas Familiares.
LEIA MAIS: Fixação de antigos moradores é prioridade na revitalização do Centro Antigo de Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.