Geral

Assistência técnica de cooperativa garante inclusão produtiva para agricultores baianos

Assistência técnica de cooperativa garante inclusão produtiva para agricultores baianos

Por Da Redação

Assistência técnica de cooperativa garante inclusão produtiva para agricultores baianosdivulgação/Cootraf

Fomentar o desenvolvimento do campo através da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) foi o papel da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), instituição que foi contratada pela Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) para ofertar os serviços a 2.160 agricultores familiares, nos Territórios de Identidade Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu e Sertão Produtivo.


O projeto Bahia Produtiva, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), beneficiou 2.160 mil famílias em treze municípios do estado da Bahia. O objetivo do projeto é garantir a inclusão produtiva de agricultores familiares, jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais, por meio do fomento à transição agroecológica, com elevação da produção e da produtividade, além de melhorar a qualidade dos produtos e ampliar o acesso ao mercado.


As atividades de ATER desenvolvidas pela COOTRAF no Território da Chapada Diamantina atendeu cinco regiões: Itaetê, Iramaia, Nova Redenção, Wagner e Marcionílio Souza, auxiliando 720 famílias de agricultores familiares. Lá é promovido a produção de alimentos saudáveis para a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias, bem como proporcionar geração de renda, acesso às políticas públicas e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, com base nos princípios da agroecologia e sustentabilidade no campo.


No Território do Piemonte do Paraguaçu os municípios de Rafael Jambeiro, Itatim e Santa Teresinha foram atendidos pela COOTRAF. As atividades desenvolvidas são preparação de reserva estratégica para alimentação animal durante o período de estiagem, recuperação de reserva legal, melhoria genética dos animais, multiplicação de sementes e de tecnologias sociais adaptadas a realidade do agricultor. ?As políticas públicas são essenciais para ajudar e organizar a produção agrícola na nossa região, favorecendo a geração de renda e colaborando para que a população tenha acesso a alimentação saudável e com preço justo?, contou o agricultor Daniel Silva, beneficiado pelas capacitações da cooperativa.


Foto: divulgação / Cootraf


Já no Território Sertão Produtivo os serviços foram prestados nos municípios de Caetité, Caculé, Ibiassucê, Pindaí e Rio do Antônio, ajudando na captação de água de chuva e filtros de água cinza para reuso. Também são desenvolvidas diversas técnicas e metodologias reaplicáveis voltadas ao desenvolvimento de sistemas produtivos de hortaliças, uso e conservação do solo, manejo produtivo e produção animal.


De acordo com o presidente diretor do Cootraf, Edgar Filho, o apoio do Governo do Estado mudou a vida dos agricultores da região. ?Tiveram papel fundamental para alcançarmos nosso objetivo principal, que é a transformação da qualidade de vida do agricultor familiar.


Podemos destacar a parceria com a secretaria, a Bahiater e CAR, onde além de ser o órgão financiador dos nossos contratos, deu total apoio e suporte para o sucesso dos nossos contratos de ATER?.


Ainda segundo Edgar, as atividades desenvolvidas proporcionaram a geração e ampliação de renda das famílias atendidas, da agregação de valor dos produtos da agricultura familiar, aumento na produtividade, comercialização dos produtos de forma segura, acesso a tecnologias sociais de grande importância para a convivência com o Semiárido, entre outros avanços.


Assistência


A ATER é realizada por técnicos em Agropecuária e/ engenheiros agrônomos nas unidades produtivas de agricultores e agricultoras familiares. O serviço é ofertado diretamente por técnicos da Bahiater, ou em parceria com entidades executoras do serviço, selecionadas por chamadas públicas destinada à estruturação produtiva e articulação de políticas públicas para a promoção da sustentabilidade das Unidades Produtivas Familiares.


LEIA MAIS: Fixação de antigos moradores é prioridade na revitalização do Centro Antigo de Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.