Geral

Após polêmica com Iphan, Marinha emite nota sobre ‘pintura no Farol da Barra’

Após polêmica com Iphan, Marinha emite nota sobre ‘pintura no Farol da Barra’

Por Da Redação

Após polêmica com Iphan, Marinha emite nota sobre ‘pintura no Farol da Barra’imagem ilustrativa

Em nota encaminhada à imprensa na manhã deste domingo (13/1), a Marinha do Brasil (MB), comentou sobre a polêmica pintura realizada no telhado de uma instrutura interna do Farol da Barra, patrimônio histórico de Salvador, inaugurado em 1698. A pintura rendeu à Marinha uma notificação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na última sexta (10/1).


LEIA MAISMarinha faz pintura sem autorização no Farol da Barra e é notificada pelo Iphan


Segundo o órgão, trata-se de uma intervenção irregular, já que o ponto é um bem tombado, e para realizar qualquer mudança, seria preciso uma aprovação após análise de especialistas, e avaliar se interfere nas características originais. Ainda segundo o Iphan, a pintura deverá ser removida do local.


A nota da Marinha informa que ” entende que, no caso do Farol da Barra, a pintura foi feita em material recentemente instalado, não danificando ou mesmo alterando o patrimônio cultural”. E vai além, afirma que “está adotando as providências julgadas cabíveis junto aos órgãos competentes para regularização da pintura”.


Confira a nota na íntegra: 


A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval, informa que sua responsabilidade na administração do Forte de Santo Antônio da Barra data de 1939, quando a União recebeu o imóvel por meio de um termo de cessão de uso para destinação própria. Desde então, continua imbuída em manter o Farol da Barra no mais alto grau de conservação. 


 A Marinha esteve ao lado da sociedade baiana na busca do tombamento do equipamento e, em 1998, implantou no local o Museu Náutico da Bahia, que abriga a história da navegação colonial. Recentemente também reformou a torre do farol, que foi aberta à visitação.


Em 2018, as Organizações Militares na área do Comando do 2º Distrito Naval incorporaram a inscrição “Marinha do Brasil”, como sinalização do patrimônio da união sob administração da Marinha. O mesmo foi feito em relação aos faróis, instrumentos fundamentais para a navegação, que buscam salvaguardar a vida humana no mar, alertando ao navegador sobre os perigos da região.


A Marinha entende que, no caso do Farol da Barra, a pintura foi feita em material recentemente instalado, não danificando ou mesmo alterando o patrimônio cultural.  A Marinha está adotando as providências julgadas cabíveis junto aos órgãos competentes para regularização da pintura.


LEIA MAIS: Prefeitura de Salvador abre inscrições para 720 vagas em aulas de natação gratuitas


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/livesNos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.