Geral

INTERIOR DA BAHIA: Prefeito de Itapetinga recorre ao Ministro da Justiça após ‘onda’ de invasões em fazendas

INTERIOR DA BAHIA: Prefeito de Itapetinga recorre ao Ministro da Justiça após ‘onda’ de invasões em fazendas

Por Da Redação

INTERIOR DA BAHIA: Prefeito de Itapetinga recorre ao Ministro da Justiça após ‘onda’ de invasões em fazendasReprodução



Um clima de tensão se instalou no Sudoeste do estado. A recente invasão de fazendas no município de Itapetinga e  Itaju do Colônia (a 97 km de Itapetinga), tem preocupado fazendeiros na região, que cogitam, inclusive, a criação de uma milícia armada.


Num primeiro momento, as ocupações têm sido atribuídas a índios. Fala-se, também, na participação de sem terras. A insegurança é tamanha que o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (PMDB), e o  presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Eder Rezende, irão a Brasília nesta terça-feira (3/10). Eles vão discutir o assunto com o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Em três dias já foram invadidas cerca de dez propriedades.






“O que ocorreu neste final de semana foi tudo muito bem organizado. O que estamos vivendo é um estado de terror?, comentou Eder Rezende. Informações extraoficiais dão conta de que além de fazerem os funcionários das propriedades de reféns, os invasores ainda praticam o furto de objetos de valor das propriedades, como TVs, rádios, celas, arreios, facas e facões.


Nesta segunda-feira (2/10), o deputado estadual Eduardo Salles, do PP, divulgou uma nota, afirmando que, ?como presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, ressalto minha indignação com essa situação e vou batalhar em várias instâncias dos governos federal e estadual para que o estado de direito dos produtores seja preservado?.


Curiosamente, a onda de invasões a propriedades no centro-sul baiano ocorre, após um grupo que se identifica como indígena ocupar uma fazenda da família do ex-ministro Geddel Vieira. O fato ocorreu no último dia 23 de setembro. Na ocasião, segundo informações da Polícia Civil, 25 homens armados fizeram os funcionários da fazenda reféns. A saída da propriedade ocorreu na manhã seguinte. Ninguém ficou ferido.


CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA (2/10):




 




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.