TESTES RÁPIDOS: Projeto Fique Sabendo registrou 57 diagnósticos positivo para HIV no Carnaval
TESTES RÁPIDOS: Projeto Fique Sabendo registrou 57 diagnósticos positivo para HIV no Carnaval
O carnaval acabou e os números da folia começam a vir à tona. Ao todo, o Projeto Fique Sabendo quantificou 57 diagnósticos positivos para HIV, 228 reagentes para sífilis e 20 para hepatite C. Este ano, 6.150 testes foram feitos, uma procura 13% maior de interessados em fazer os exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis quando comparado ao carnaval passado.
Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV no país, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. Após o período do carnaval, as testagens podem ser feitas gratuitamente durante todo o ano nos postos de saúde do município.
Tratamento
Todo tratamento é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde. Os pacientes soropositivos para HIV receberam encaminhamento para o Centro de Testagem e Aconselhamento ? CTA Marymar Novais, no Dendezeiros, para acompanhamento médico e multiprofissional, além da retirada dos medicamentos antirretrovirais, enquanto que os que foram identificados reagentes para sífilis devem comparecer a uma das unidades básicas do município para iniciar o tratamento.
Já os usuários detectados com hepatite C, são direcionados para um dos Ambulatório Municipais especializados no acolhimento de pacientes com a patologia que funcionam no Multicentro Vale das Pedrinhas e na Clínica Santa Clara, no Comércio.
Sexo seguro
Outro destaque consiste no incentivo ao sexo protegido através da distribuição de preservativos e materiais educativos sobre prevenção das DST?s. Durante o ano todo, qualquer cidadão pode fazer a retirada das camisinhas nos postos de saúde que fazem parte da Atenção Básica da rede municipal de Salvador.