Geral

Justiça suspende exigência de CNH para motos ‘cinquentinhas’ em todo Brasil

Justiça suspende exigência de CNH para motos ‘cinquentinhas’ em todo Brasil

Por Da Redação

Justiça suspende exigência de CNH para motos ‘cinquentinhas’ em todo BrasilIlustrativa/Reprodução

Os condutores de ciclomotores de 50 cilindradas (cc), as chamadas cinquentinhas, não precisam mais de carteira de habilitação para circular em todo Brasil. A Resolução Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi suspensa por decisão da juíza Nilcéa Maggy, de Pernambuco, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, proferida na última quinta-feira (15).


Uma ação civil pública impetrada pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc) baseou o processo. Desde o ano de 2004, o Contran exige a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A em todo o território nacional. A decisão, no entanto ainda cabe recurso.


A suspensão da exigência considerou que os veículos de capacidade de potência limitada a 50 cilindradas possuem características distintas dos demais como as motocicletas e automóveis, o que não os insere em nenhum nível de habilitação.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.