Geral

ONU premia PPP do Hospital do Subúrbio durante evento na Colômbia

ONU premia PPP do Hospital do Subúrbio durante evento na Colômbia

Por Da Redação

ONU premia PPP do Hospital do Subúrbio durante evento na Colômbiareprodução

O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, será apresentado a autoridades e especialistas internacionais, nesta quartas e quinta-feira (24 e 25), em Medellín, na Colômbia, durante o Fórum do Serviço Público das Nações Unidas. A unidade conquistou o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria ?Melhoria na prestação de serviços públicos?, após concorrer com mais de quatro mil iniciativas de todo o mundo.


Rogério Princhak, coordenador da Secretaria Executiva do Programa de PPP da Bahia, unidade vinculada à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), receberá o prêmio. ?O Hospital do Subúrbio é referência internacional de PPP na área de saúde. Por isso, vem conquistando diversas premiações e atraindo a atenção de todo o mundo?, afirma Princhak. Segundo ele, este é o quarto prêmio internacional conquistado pelo projeto baiano – em 2012, o HS foi laureado pela World Finance e pela KPMG e, em 2013, pelo Banco Mundial.


Para a diretora geral do Hospital, Lícia Cavalcanti, a premiação comprova o sucesso do modelo de gestão e operação alternativo através de PPP, ?que foi capaz de atuar garantindo bons resultados assistenciais, efetivos, resolutivos e ágeis executados por equipes treinadas e integradas”.


Único projeto brasileiro


A premiação anual da Organização das Nações Unidas (ONU) será entregue para representantes de iniciativas destacadas no mundo. Foram inscritos este ano mais de quatro mil projetos, e a seleção final destacou 22 iniciativas de 18 países. Único projeto brasileiro a ser contemplado na edição 2015, o hospital foi reconhecido como uma das iniciativas inovadoras na melhoria da prestação de serviços públicos e promoção do desenvolvimento sustentável.


Em edições anteriores do prêmio foram contempladas outras iniciativas do Brasil ? na Bahia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e, no plano nacional, o Fórum Interconselhos, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Realizada pelo Programa de Administração Pública das Nações Unidas, a premiação destaca ?realizações e contribuições de instituições do serviço público que levam a uma administração pública mais efetiva e responsiva em países ao redor do mundo?, conforme o site da ONU.



Primeira PPP


O Hospital do Subúrbio foi o primeiro implantado e operado via Parceria Público-Privada no Brasil. A unidade, que começou a funcionar em setembro de 2010, atende a cerca de um milhão de pessoas de todo o subúrbio ferroviário, além de outros bairros de Salvador e localidades da região metropolitana. Com 373 leitos, o HS é voltado ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, nas áreas de urgência e emergência clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas, entre outros serviços.


A prospecção e a indicação para que o hospital concorresse ao prêmio foram feitas pelo Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (CIIIAP), vinculado à Secretaria da Administração do Estado (Saeb). O centro identificou o projeto como potencial candidato e incentivou a unidade de PPP do Estado a concorrer ao prêmio.


O governo baiano tem outras iniciativas de PPP na área de saúde. A mais recente é a Central de Diagnóstico por Imagem (telemedicina), que objetiva modernizar o serviço nos hospitais estaduais. Outro contrato nessa área é o do Instituto Couto Maia, em Salvador, especializado no tratamento de doenças infecciosas.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.