Escola de Trânsito entra em nova fase para aumentar oferta da primeira habilitação
Escola de Trânsito entra em nova fase para aumentar oferta da primeira habilitação
A Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran) voltou a realizar esta semana as aulas teóricas para obtenção da primeira habilitação (CNH). Cerca de 100 alunos estão participando do curso de preparação, que tem como objetivo preparar o futuro condutor para lidar com os desafios do trânsito, evitando situações de risco e acidentes.
De acordo com o diretor geral do órgão, Maurício Bacelar, a reorganização da escola era a principal preocupação da atual gestão, que em pouco menos de um mês pode restabelecer o ensino no local. ?As turmas que estão sendo atendidas agora, foram selecionadas no início do ano passado e ainda não tinham participado de nenhuma aula. Agora todos vão poder ter acesso às aulas e garantir a primeira habilitação gratuita, através de um ensino de qualidade. A nossa intenção é formar condutores que tenham compromisso com a preservação da segurança e da vida?, garantiu.
Durante o curso, que tem uma carga horária de 45h/aula, os alunos vão aprender noções de Legislação, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Mecânica, Meio Ambiente e Convívio Social. O coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito, Eliezer Cruz, enfatiza que a Eptran possui os instrutores mais capacitados para preparar os candidatos à 1ª CNH, pois eles lidam diariamente com os conceitos e leis previstos no Código de Trânsito Brasileiro. ?A Escola ainda disponibiliza de ferramentas de aprendizagem muito eficazes, como simulados de prova teórica, livros diversos, apostilas, CDs, simulador de prova prática e um acervo com cerca de 4.600 mil periódicos disponíveis na Biblioteca do órgão?.
Caroline Borges, 25 anos, estava ansiosa para o início das aulas e afirmou já ter aprendido muita coisa em quatro dias. ?Os professores são muito bem preparados. Eles nos mostram diversas situações que podemos lidar no dia a dia no trânsito, de várias maneiras, e isso ajuda muito na hora de tomar uma decisão que possa comprometer a nossa vida ou a de um pedestre. Tinha várias dúvidas em relação à forma mais correta de fazer ultrapassagens e agora estou bem tranquila porque aprendi o que posso ou não fazer. A Eptran está de parabéns!?, afirmou.
Para Anderson da Silva, que vai utilizar a CNH para conseguir um emprego, a iniciativa do Detran em garantir o ensino de trânsito gratuito a pessoas que não tem condições de pagar pelo curso é uma atitude louvável. ?Sem a Eptran, não teria dinheiro para custear a primeira habilitação e nem poderia trabalhar, porque precisarei dela. Estou tendo uma oportunidade única e muito importante para mim. Gostaria de agradecer à diretoria do órgão por essa iniciativa?.
Para conseguir uma vaga, é necessário realizar a inscrição pela internet, que acontece anualmente; ser maior de 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, está desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo e ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada.
Após as aulas teóricas, os candidatos serão submetidos ao exame teórico de noções de trânsito. Aprovados, chega a hora da aula prática de direção veicular, que vai testar as habilidades nas ruas. Depois do exame prático, o condutor já está habilitado a receber a CNH provisória com validade de um ano. Neste período, não se pode cometer infrações. A CNH definitiva tem validade de 5 anos.