Neymar é homenageado após se tornar o maior goleador do Brasil contra seleções
Com o novo número, o atacante passou o rei do futebol, Pelé (77 gols)
Neymar se tornou o maior artilheiro da história do Brasil em jogos contra seleções, com 79 gols, na noite dessa setxa-feira (8/9). O feito foi alcançado após ele balançar as redes duas vezes na goleada do Brasil sobre a Bolívia, por 5 a 1, no jogo de estreia da Seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, no Mangueirão, em Belém (PA). Com o novo número, o atacante passou o rei do futebol, Pelé (77 gols), na artilharia.
Devido à marca, Neymar foi homenageado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) depois da partida. Assinada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a placa contém a seguinte inscrição dedicada ao craque:
"A Neymar Jr, maior artilheiro da Seleção Brasileira de todos os tempos em jogos contra seleções, o agradecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com seus gols, você tem levado alegria a milhões de brasileiros e torcedores pelo mundo."
O camisa 10, por sua vez, disse que estava muito feliz, sem palavras, e que jamais imaginou alcançar esse recorde: "Não sou melhor que o Pelé ou qualquer outro jogador que passou pela Seleção. Eu sempre quis escrever o meu nome na história do futebol brasileiro e da Seleção Brasileira, e hoje eu fiz isso. Agradeço à minha família e a todos os meus companheiros".
O JOGO E O RECORDE
O recorde poderia ter vindo logo no início do jogo, de pênalti, mas o craque bateu mal e o goleiro da Bolívia conseguiu defender. Determinado, Neymar protagonizou um dos lances mais bonitos da noite, ao passar por quatro adversários e chutar rumo à meta, mas o arqueiro Guillermo Viscarra pegou novamente.
O primeiro gol do jogo veio somente aos 23 minutos da etapa inicial, com Rodrygo, que deu um chute derradeiro após uma trama muito bem feita entre Danilo e Raphinha pela direita, em lance que ainda teve intervenção de Viscarra.
https://twitter.com/rhaenjratg/status/1700321758262313428?s=20
No segundo tempo, a goleada se materializou com rapidez. Logo no primeiro minuto, Raphinha fez 2 a 0, aproveitando um passe preciso de Neymar. Aos sete minutos, Bruno Guimarães deixou Rodrygo diante do goleiro e o atacante do Real Madrid marcou o terceiro gol.
Finalmente, aos 16 minutos, surgiu o gol histórico de Neymar, que deu o último toque na bola depois de uma sequência de troca de passes envolvendo quase todo o time brasileiro. Na comemoração, deu um soco no ar, uma deferência a Pelé. Emocionado, foi festejado pelos colegas.
https://twitter.com/neymito67/status/1700339736789885006?s=20
A Bolívia chegou a diminuir o placar, aos 32, com Ábrego, mas ainda havia mais espaço para fechar com chave de ouro. Neymar levou a torcida ao delírio ao cravar o quinto gol da noite, já nos acréscimos, aos 47 minutos do segundo tempo.
Além da estreia nas eliminatórias, o jogo também marcou a estreia do novo técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz. Na próxima terça-feira (12), a equipe tem um novo desafio, ao jogar fora de casa contra o Peru, em Lima, às 23h (horário de Brasília).
HISTÓRICO
O atacante, que hoje defente o Al-Hilal, acumula uma experiência que se iniciou nas Seleções de Base. Pela Sub-20, o camisa 10 se sagrou campeão do Mundial da categoria. Com a Seleção Olímpica, ele conquistou a inédita medalha de ouro, com direito a gol de falta na final e a cobrança do pênalti decisivo que emocionou milhares de torcedores no Maracanã e Brasil afora, em 2016.
Com a Seleção Principal, disputou três Copas do Mundo, levantou a taça da Copa das Confederações em 2013, no Brasil, e agora acrescenta mais um capítulo em sua história com a Amarelinha.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!