Alckmin entrega a Leão 14 carta de Lula com convite para a COP30
No envelope, um convite oficial para que o Papa participe da COP30, conferência do clima que será realizada em novembro, na cidade de Belém, no Pará
Por Da Redação.
Representando o Brasil na missa de início do papado de Leão 14, o vice-presidente Geraldo Alckmin entregou pessoalmente ao novo pontífice uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No envelope, um convite oficial para que o Papa participe da COP30, conferência do clima que será realizada em novembro, na cidade de Belém, no Pará.
Católico, Alckmin beijou a mão do papa ao cumprimentá-lo. Estava desacompanhado no momento da saudação, embora tenha viajado com a esposa, Lu Alckmin. Outras autoridades foram recebidas por Leão 14 junto de seus cônjuges.
A cerimônia seguiu um protocolo rígido: primeiro, autoridades da Itália e dos países com cidadania do papa – Peru e Estados Unidos. Em seguida, monarcas reinantes, como o rei Felipe VI da Espanha e o príncipe Albert II de Mônaco; chefes de Estado, como Gustavo Petro (Colômbia) e Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal); membros da realeza, como o príncipe Edward, do Reino Unido; e primeiros-ministros, como Friedrich Merz (Alemanha) e François Bayrou (França).
Os vice-presidentes vieram por último. Por isso, Alckmin foi o 58º a ser chamado, seguindo a ordem alfabética dos países em francês, idioma tradicional da diplomacia internacional.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).