Queijo gorgonzola e outros produtos terão nomes alterados no Brasil; entenda
Além do queijo gorgonzola, 358 alimentos em todo o mundo passarão por alterações
Por Da Redação.
Queijo gorgonzola, parmesão e presunto parma estão entre os alimentos que terão seus nomes alterados no Brasil. Essa mudança é resultado de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que em breve será refletida nas prateleiras dos mercados brasileiros.
A proteção por indicações geográficas (IGs) para produtos europeus determina que nomes como "Gorgonzola" só podem ser utilizados por queijos produzidos em suas regiões de origem, mesmo quando acompanhados de termos como "tipo" ou "estilo". O objetivo é evitar associações indevidas com os produtos originais europeus.
Só o Queijo gorgonzola?
Ao todo, 358 alimentos em todo o mundo passarão por alterações em suas denominações, e no Brasil, além do gorgonzola, estão nessa lista o parmesão, o presunto e o champanhe. Em contrapartida, o Mercosul garantiu a proteção de 222 indicações geográficas de produtos sul-americanos, como o salame de Tandil, da Argentina.
No caso do gorgonzola, a produção é restrita a determinadas províncias do norte da Itália, conforme a Denominação de Origem Protegida (DOP), registrada desde 1996.
O Ministério da Agricultura do Brasil divulgou listas com os estabelecimentos autorizados a utilizar essas nomenclaturas, com base na documentação apresentada durante as consultas públicas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).