Países suspendem importação de carne de frango do Brasil; entenda

Países suspenderam as compras por 60 dias após foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul

Por Da Redação.

Países como China, Argentina e o bloco da União Europeia suspenderam, nesta sexta-feira (16), as importações de carne de frango do Brasil por 60 dias. A decisão foi tomada após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Embora o foco seja localizado, China e União Europeia impuseram restrições a todo o território brasileiro, em cumprimento às cláusulas sanitárias de seus acordos com o país.

Países suspendem compras de carne de frango do Brasil.Foto: Freepik

A China é o principal comprador da carne de frango nacional, com 562,2 mil toneladas importadas em 2024, cerca de 10,8% do total exportado. A União Europeia aparece em sétimo lugar, com 231,8 mil toneladas adquiridas em 2023 (4,49% do total), segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Já a Argentina, embora com menor volume de compras, também optou por suspender as importações de forma preventiva, já que o caso foi detectado a cerca de 620 km da fronteira entre os dois países.

Em nota, o Mapa afirmou que seguirá as normas previstas nos acordos internacionais e reforçou seu compromisso com a transparência e a sanidade dos produtos brasileiros. A pasta também garantiu que o consumo de carne de aves e ovos é seguro.

“O risco de infecção humana pelo vírus da gripe aviária é baixo, e geralmente restrito a pessoas com contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. Os produtos inspecionados seguem próprios para consumo”, informou o ministério.

Aves. Foto: Agência Brasi

Com informações da Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.