Esportes

Morre Zagallo, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, aos 92 anos

O 'Velho Lobo', como era conhecido, é considerado, até hoje, o maior vencedor de Copas do Mundo, com dois títulos como jogador, um como treinador e um como coordenador técnico

Por Juana Castro

Morre Zagallo, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, aos 92 anos

Morreu, aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, um dos maiores nomes do futebol brasileiro, integrante da comissão técnica do tetra e o maior vencedor de Copas do Mundo (em diferentes funções). A informação foi divulgada no Instagram oficial do ex-treinador da Seleção Brasileira, na madrugada deste sábado (6).


Leia, abaixo, a nota de pesar:


"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial, Mario Jorge Lobo Zagallo.


Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.


Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa".





CARREIRA VITORIOSA
Até hoje, o 'Velho Lobo', como era conhecido, é considerado o maior vencedor de Copas do Mundo, com dois títulos como jogador, um como coordenador técnico e outro como treinador.
Zagallo comandou a Seleção Brasileira nos mundiais de 1974 e 1998, e fez parte da comissão técnica na Copa de 2006, ao lado do também multicampeão Carlos Alberto Parreira.
A carreira vitoriosa rendeu a ele a mais alta honraria da Fifa: o prêmio de Ordem de Mérito da entidade, concedido em 1992. Com o feito, ele se tornou o primeiro esportista da história a receber a condecoração.
CURIOSIDADES
O ex-jogador e treinador também era bastante conhecido por sua autenticidade e superstições. Mesmo quem não acompanhou sua carreira de perto, por exemplo, deve conhecer a frase "vocês vão ter que me engolir!", dita após conquista da Copa América de 1997. À época, Zagallo sofria diversas críticas da imprensa e da torcida.
O número 13, seu número da sorte, também era uma marca do futebolista, que gostava de reforçar que algumas frases tinham 13 letras, a exemplo de "'Brasil campeão e Argentina vice' têm 13 letras", algo que ele falou em 2004, após vencer os hermanos, novamente na Copa América, nos pênaltis.
A relação com o número vem da esposa, Alcina, que era devota de Santo Antônio (cuja data comemorativa é 13 de junho), e com quem se casou no dia 13 de janeiro de 1955. Ela faleceu em 2012.
Curiosamente, a notícia de hoje, "Morreu Zagallo" - que abala o mundo esportivo - também tem 13 letras.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.