Belintani anuncia fim do time de transição do Bahia; assista
O tricolor fará sua estreia no Baianão no dia 15 de janeiro, contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.
Na primeira coletiva de imprensa de 2022, nesta quarta-feira (5/1), o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, anunciou o fim do time de transição. Nesta temporada, haverá uma equipe única para todas as competições.
"A nossa decisão é não trabalhar mais com dois times diferentes. [...] Passaremos, durante o mês de janeiro, por um período de unificação dos projetos e, a partir do início de fevereiro, teremos um único grupo trabalhando sob a liderança do treinador Guto Ferreira e da sua comissão técnica", explicou Bellintani, logo no início da entrevista. A exceção será apenas para os primeiros jogos do Campeonato Baiano, que serão disputados pela equipe B.
"A gente vai trabalhar entre 30 e 32 atletas no elenco principal. Vai depender um pouco se vamos trabalhar com quatro ou três goleiros, como o treinador vai escolher o modelo de jogo. Sendo que entre seis e oito serão originários do que seria o time de transição. Tiramos um proveito muito grande", continuou.
Segundo ele, a decisão foi fruto da redução - de cinco para quatro - do número de competições, já que o Bahia não participará mais da Sul-Americana, e o fato de o time entrar na Copa do Brasil quando esta estiver na terceira fase, apenas.
O tricolor fará sua estreia no Baianão no dia 15 de janeiro, contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Além dessa competição e da Série B do Brasileiro, o Esquadrão disputará as copas do Nordeste e do Brasil.
ROSSI
Sobre a situação do atacante Rossi, que tinha uma cláusula de renovação automática, mas anunciou que não vai seguir no clube, Bellintani informou que o clube está fazendo uma avaliação jurídica.
"Nós tínhamos uma opção de renovação automática, prevista no contrato que se encerrou. O contrato se renova automaticamente se atingida metas, que foram atingidas. Se as duas partes se manifestam para não renovar, o contrato não é renovado. Não existe contrato com ele hoje. [...]", explicou.
O presidente falou, ainda, que neste ano o clube terá que cobrar "que quem entre em campo queira entrar em campo pelo Bahia", pois "isso será determinante".
SALÁRIOS ATRASADOS
Quando questionado sobre o atraso de salários dos jogadores em 2021, Bellintani garantiu que os pagamentos estão em dia, com exceção do 13º. Ele afirmou, porém, que existem valores em aberto com seis jogadores (em relação a 2020) e que essa dívida será renegociada. Em determinado momento, ficou exaltado por ter sido cobrado por "premiações" a jogadores:
"Primeiro é uma coisa importante que se diga, o Bahia está com salários em dia, tanto de funcionário, quanto de atleta. Premiação de quê? De queda para a Série B? Primeira coisa, salários estão em dia. Salvo 13º de 2021 e em relação a seis atletas que temos negociações do ano passado, esses valores precisam ser renegociados. Perdemos R$ 10 milhões por cair para a Série B já em dezembro. A responsabilidade precisa ser assumida por todos".
O gestor declarou que o clube vai tratar as dificuldades financeiras com transparência. "Tudo o que falarmos é verdadeiro. Entre o festival de fake news, e o que o presidente disser, peço que acredite no que eu falar. Devemos a seis atletas em relação a 2020, e vamos renegociar. Se todos caímos, o clube e cada jogador, inclusive os jogadores a quem devemos, cada um tem que responder por uma renegociação que não afete a seriedade e o planejamento financeiro".
Ele também comentou sobre o planejamento financeiro para este ano, assegurando que o que estão pensando está "dentro da realidade" do que o clube vai ter de orçamento: "O que estamos planejando é de acordo com nossa realidade. O que estamos fazendo é um planejamento e folha salarial coerente com o que foi planejado para 2022", completou.
ASSISTA, ABAIXO, À ENTREVISTA COMPLETA:
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.