BaVi: Ministério Público indica possível volta da torcida mista nos estádios em 2025
O último confronto entre as duas torcidas no estádio aconteceu em 2018, quando uma briga generalizada levou à expulsão de sete jogadores
O clássico BaVi, um dos maiores do futebol brasileiro, pode ganhar um novo formato em 2025, com a possibilidade de retorno da torcida mista nos estádios. Em 2024, os times se enfrentaram seis vezes, todas com torcida única, devido a questões de segurança.
Em entrevista ao GE Bahia, a promotora de Justiça Thelma Leal falou sobre o futuro dos encontros entre as equipes: "Nós estamos buscando a definição da classificação de riscos dos jogos que, a partir daí, será definida toda a estratégia de segurança. Com isso, se nós conseguirmos avançar com esses dois procedimentos, temos grandes esperanças de ter torcida mista ou torcida visitante".
Embora o Ministério Público da Bahia (MP-BA) tenha realizado reuniões para discutir o fim da torcida única, a decisão foi pela manutenção, devido ao alto risco envolvido. Porém, Thelma Leal se mostrou otimista em relação ao próximo ano:
"No ano passado, era a nossa intenção fazer esse retorno em 2024, mas não foi possível diante do cenário que se apresentava. Nossa esperança é que a gente consiga firmar esse termo de ajustamento de conduta com todos os envolvidos. Isso ocorrendo, temos grandes chances de termos torcida visitante nos clássicos no ano de 2025".
A promotora também revelou que o Vitória se mostrou favorável ao retorno das torcidas nos clássicos de 2025, ao contrário do que aconteceu neste ano, quando o clube apoiou a manutenção da torcida única. O Bahia, por sua vez, ainda não se posicionou oficialmente, mantendo a mesma postura do início do ano, quando votou contra a torcida mista.
O último confronto entre as duas torcidas no estádio aconteceu em 2018, quando uma briga generalizada levou à expulsão de sete jogadores, resultando em uma vitória do Bahia por W.O.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).