Tentativas de fraude da nova identidade foram descobertas em Salvador
Entre janeiro e abril, 30 tentativas de fraude da nova identidade descobertas e barradas em Salvador
Por Lucas Pereira.
O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) descobriu 30 tentativas de fraude da nova identidade em Salvador, entre os meses de janeiro e abril deste ano. Segundo o órgão, os envolvidos tentaram obter o novo documento utilizando dados divergentes dos já cadastrados anteriormente, ou até mesmo de terceiros.
As fraudes foram detectadas na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), através do sistema de identificação civil, implantado na Bahia em julho de 2024, que permite o cruzamento de dados biométricos já existentes no sistema estadual. O processo inclui avaliação multibiométrica, com análise de impressões digitais, fotografias, nomes e filiação.
Fraude da Nova Identidade
Confirmada a tentativa de fraude da nova identidade, o instituto emite relatórios de investigação que são encaminhados à Polícia Civil, Receita Federal e INSS. Segundo Bruno Fróes, diretor do Pedro Mello, a expectativa é reduzir ainda mais esse tipo de ocorrência. “A nossa pretensão é que tenhamos cada vez menos tentativas, uma vez que os fraudadores procuram facilidades e o nosso sistema está cada vez mais qualificado para identificar essas situações”, afirmou.
Em média, ocorriam quatro tentativas fraudes mensais. Vale lembrar que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é realizada pela Rede SAC, em todo a Bahia. Aqui em Salvador, os postos localizados nos shoppings Bela Vista e Salvador Shopping tiveram expediente estendido até as 21h, com períodos exclusivos para o novo documento de identidade.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).