Tentativas de fraude da nova identidade foram descobertas em Salvador

Entre janeiro e abril, 30 tentativas de fraude da nova identidade descobertas e barradas em Salvador

Por Lucas Pereira.

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) descobriu 30 tentativas de fraude da nova identidade em Salvador, entre os meses de janeiro e abril deste ano. Segundo o órgão, os envolvidos tentaram obter o novo documento utilizando dados divergentes dos já cadastrados anteriormente, ou até mesmo de terceiros.

Entre janeiro e abril, 30 tentativas de fraude da nova identidade descobertas e barradas em Salvador. Foto: GovBA

As fraudes foram detectadas na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), através do sistema de identificação civil, implantado na Bahia em julho de 2024, que permite o cruzamento de dados biométricos já existentes no sistema estadual. O processo inclui avaliação multibiométrica, com análise de impressões digitais, fotografias, nomes e filiação.

Fraude da Nova Identidade

Confirmada a tentativa de fraude da nova identidade, o instituto emite relatórios de investigação que são encaminhados à Polícia Civil, Receita Federal e INSS. Segundo Bruno Fróes, diretor do Pedro Mello, a expectativa é reduzir ainda mais esse tipo de ocorrência. “A nossa pretensão é que tenhamos cada vez menos tentativas, uma vez que os fraudadores procuram facilidades e o nosso sistema está cada vez mais qualificado para identificar essas situações”, afirmou.

Em média, ocorriam quatro tentativas fraudes mensais. Vale lembrar que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é realizada pela Rede SAC, em todo a Bahia. Aqui em Salvador, os postos localizados nos shoppings Bela Vista e Salvador Shopping tiveram expediente estendido até as 21h, com períodos exclusivos para o novo documento de identidade.

As fraudes foram detectadas na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), através do sistema de identificação civil. Foto: Ascom/PC-BA

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.