Justiça dá prazo de 20 dias para Governo explicar gastos de Janja

Com o prazo de 20 dias estabelecido, o Governo terá que apresentar comprovações e justificativas para os gatos de Janja em viagens internacionais

Por Da Redação.

A Justiça Federal deu prazo de 20 dias para que o Governo explique os gastos da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, com viagens internacionais. A decisão da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, foi assinada pelo juiz Leonardo Tavares Saraiva no domingo (18).

Com o prazo de 20 dias estabelecido, o Governo terá que apresentar comprovações e justificativas para os gatos de Janja em viagens internacionais. Foto: Agência Brasil

A ação ocorreu após um pedido feito pelo vereador de Curitiba Guilherme Kuhl (Novo-PR) e o advogado Jeffrey Chiquini. No documento, eles pedem a suspensão imediata de pagamentos e reembolsos para gastos com passagens, diárias de hotel ou outras despesas relativas às viagens internacionais da primeira-dama.

Entretanto, a Justiça negou o pedido para suspensão dos repasses por falta de elementos que justifiquem a medida de urgência, solicitando os esclarecimentos para a União e para Janja. O Ministério Público foi intimado a acompanhar o caso.

Frequentemente a oposição ao governo faz questionamentos sobre os gastos de Janja em viagens para o exterior. O assunto repercutiu de tal modo que a Advocacia-Geral da União publicou, em abril, uma portaria que estabelece diretrizes sobre o papel da primeira-dama em atividades de interesse público.

Na semana passada, Janja retornou da viagem que fez com a comitiva de Lula para a Rússia e a China, e parlamentares apresentaram diversos requerimentos questionando os gastos.

Na semana passada, Janja retornou da viagem que fez com a comitiva de Lula para a Rússia e a China, e parlamentares apresentaram diversos requerimentos questionando os gastos. Foto: Agência Brasil

*Com informações do SBT News

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.