Nova competição de futebol na Europa gera polêmica, ameaças de exclusão e batalha judicial
Uefa ameaça punir clubes europeus em caso de criação de um novo torneio continental. Os responsáveis pela Superliga recorreram aos "tribunais competentes" perante a ameaça de uma batalha judicial contra UEFA e FIFA
Os responsáveis pela Superliga europeia, torneio independente que reúne doze grandes clubes do continente, recorreram aos "tribunais competentes" de forma preventiva para garantir a sua existência perante a ameaça de uma batalha judicial com as organizações de futebol, segundo um e-mail dirigido à Uefa e à Fifa, obtido pela AFP nesta segunda-feira (19/4).
A nova competição "deu início a um procedimento perante os tribunais competentes para garantir a constituição e funcionamento do torneio", escreveu a "European Super League Company" nesse e-mail, dirigido a Aleksander Ceferin (presidente da Uefa) e Gianni Infantino (presidente da Fifa).
Neste último domingo (18/4), a Uefa, entidade que comanda o futebol na Europa, ameaçou excluir os clubes que participarem deste novo campeonato e seus jogadores de qualquer competição nacional ou internacional.
Doze grandes clubes do futebol europeu emitiram no domingo um comunicado anunciando para "agosto" a estreia de uma "Superliga" independente, competição que irá rivalizar com a Liga dos Campeões, organizada pela Uefa.
"Doze dos mais importantes clubes europeus anunciam que fecharam um acordo para a criação de uma nova competição, a Superliga, gerida pelos clubes fundadores. Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham se uniram como clubes fundadores" deste novo torneio, de acordo com um comunicado enviado à AFP.
FORMATO DA DISPUTA
Vão participar 20 clubes: os 15 fundadores e outros cinco que se classificarão para a prova anualmente com base no seu rendimento na temporada anterior. Os jogos serão disputados durante o meio de semana e todos os clubes continuarão a competir nos respectivos campeonatos, preservando assim o calendário tradicional;
A temporada começará em agosto com a participação dos clubes em dois grupos de dez, onde disputarão jogos de ida e volta; os três primeiros de cada grupo classificam-se automaticamente para as quartas de final. As equipes que terminarem na quarta e quinta posição disputarão um playoff (ida e volta). Em seguida, serão feitas eliminatórias em dois jogos a partir das quartas de final até à final, que será um jogo único, em final de maio, em campo neutro.
Acompanhe todas as notícias sobre a Copa do Nordeste 2021.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.