Governo estuda áreas na região metropolitana para novo Centro de Convenções
Apesar de não haver comentários oficiais, o Parque de Exposições é o favorito para abrigar o novo Centro de Convenções da Bahia
Por Matheus Caldas.
A Região Metropolitana de Salvador é encarada como “o local mais adequado” para construção do novo Centro de Convenções da Bahia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) ao Aratu On pelo secretário de Turismo do estado, Maurício Bacelar.
O dirigente estadual não citou locais, mas afirmou que a possibilidade é debatida pelo governo de Jerônimo Rodrigues. “Um equipamento como um centro de convenções que tem uma importância muito grande no desenvolvimento no turismo de evento, da atividade turística como um todo, é também um indutor de crescimento urbano”, avalia o secretário sobre o Centro de Convenções da Bahia.
Dentro desta perspectiva, uma área já vem sendo especulada desde o governo Rui Costa (PT): o Parque de Exposições, área próxima à Região Metropolitana de Salvador. Bacelar, contudo, não citou especificamente este espaço, tampouco os locais que estariam sendo avaliados pela gestão estadual. Apesar de não haver comentários, o Parque de Exposições é o favorito para abrigar o equipamento.
Ainda de acordo com Bacelar, não está descartada a possibilidade de construção do Centro de Convenções da Bahia no Comércio. Nesta perspectiva, o edifício do Instituto do Cacau também já foi avaliado. “Os técnicos da área de desenvolvimento urbano estão debruçados para indicar ao governo o melhor local para erguer este equipamento”, despistou (assista abaixo).
Novo Centro de Convenções da Bahia
O equipamento avaliado pelo governo substituirá o antigo centro, situado na Boca do Rio, em Salvador.
Parte da estrutura do Centro de Convenções desabou na noite de 23 de setembro de 2016, deixando três pessoas feridas. Quatro dias depois, no dia 23 de setembro, o Governo da Bahia anunciou a demolição da estrutura.
Contudo, dívidas trabalhistas de, aproximadamente, R$ 50 milhões, levaram à suspensão do processo, que passou a ser judicializado.
Em dezembro de 2019, o governo estadual anuncia o leilão do equipamento, que teve a sua venda autorizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em dezembro de 2021.
Atualmente, o espaço ainda não teve a sua demolição finalizada e segue sem comprador, bem como sem destino definido.
Em agosto de 2024, o Tribunal de Contas da Bahia (TCE) multou dois ex-gestores da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) a pagar, cada um, R$ 10 mil de multa por sonegação de informações sobre os contratos para manutenção e reforma
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).