Quais são os vilões do Chapolin? Conheça os maiores inimigos do herói atrapalhado
A série Chapolin Colorado, criada por Roberto Gómez Bolaños, marcou gerações com humor e paródias de heróis
Por Bruna Castelo Branco.
A série mexicana Chapolin Colorado, criada e estrelada por Roberto Gómez Bolaños, que também é o criador e protagonista de Chaves, marcou gerações com muito humor e paródias de heróis. Parte desse sucesso se deve à galeria de vilões que o protagonista enfrentava, quase sempre interpretados pelos próprios atores fixos do elenco. Ficou com vontade de reassistir a esse clássico? Hoje, Chapolin Colorado está disponível em diferentes plataformas de streaming e canais digitais.
Você sabia, aliás, como Roberto Bolaños criou os personagens? Eles estrearam na década de 1970, no programa de esquetes Chespirito, idealizado pelo ator.
Esses personagens, que variavam entre pistoleiros, bruxas, cientistas malucos e extraterrestres, ajudaram a compor o universo de humor e paródia de Chapolin Colorado, sempre equilibrando o perigo e a comédia diante das trapalhadas do herói. Sentiu saudade dos vilões mais divertidos da América Latina? O Aratu On relembra alguns deles:
+ Personagens de Chaves: nomes, apelidos e histórias por trás dos ícones da vila
Racha Cuca
Miguel Horácio y Beltrán, mais conhecido como Racha Cuca, é “um pistoleiro impiedoso e mal-humorado que assalta diligências no Velho-Oeste”. Presente em diversos episódios, o personagem foi interpretado por Ramón Valdés. Pai de Rosa, a Rumorosa, já chegou a ser chamado de Rasga Bucho na primeira dublagem brasileira.
Rosa, a Rumorosa
Filha de Racha Cuca, alternava entre o bem e o mal para ajudar nos planos do pai. Segundo a descrição, “ela chama a atenção de todos os homens da redondeza, mas possui um relacionamento com Mantonsisimo Kid, um dos bandidos do grupo de Racha Cuca”.
Pirata Alma Negra
Vivido também por Ramón Valdés, foi descrito como “o pirata mais temível dos sete mares”. Cruel, “não hesita em matar seus oponentes para obter riquezas, sejam eles seus próprios subordinados”. Em determinado episódio, chega a aprisionar aliados do Chapolin em celas do navio e, mesmo após a morte, continua aparecendo em espírito.
Tripa Seca
Considerado um dos maiores inimigos do herói, liderava a gangue formada por Quase Nada, Nenê e Celina. “Contrabandista, assaltante e, principalmente, trapaceiro, Tripa Seca está sempre procurando o melhor jeito de deixar os outros para trás e acabar com o Chapolin Colorado”.
Quase Nada
Interpretado por Carlos Villagrán, tinha como marca registrada a cicatriz no olho esquerdo. “Frio e com um extremo mal-humor”, recebeu diferentes nomes na dublagem brasileira, como Chinesinho, Tonhão, Fura Tripa e Gorila.
Poucas Trancas
Apesar de aparecer em apenas dois episódios, tornou-se lembrado entre os fãs. Interpretado por Rubén Aguirre, chegou a derrotar Chapolin e Super Sam juntos, mas acabou preso após adormecer.
Bruxa Baratuxa
Personagem de María Antonieta de las Nieves, queria casar o filho Ogro com uma camponesa que se recusava à união. Ao ser contrariada, “ameaçou transformá-la em um juiz de futebol, ou seja, deixá-la cega”. Chapolin, no entanto, descobre a palavra mágica que desfaz seus feitiços.
Os Marcianos
No episódio homônimo, Chapolin enfrenta dois extraterrestres. A alienígena 532-2527 usa a sedução para recuperar o Raio Desmilinguador, mas acaba derrotada pelo uso da Pulseira Telemagnética.
Cientista Louco
Interpretado por Rubén Aguirre, ficou marcado pelas invenções excêntricas e pelo plano de trocar cérebros de cientistas. “Chapolin o ajuda, sem saber de sua loucura”, mas consegue salvar os reféns no final.
Conde Terra Nova
Mais uma criação de Ramón Valdés, fingia ser milionário para roubar colecionadores. Posteriormente, admite ser cleptomaníaco e pede ajuda ao Chapolin.
Bebê Jupteriano
Um extraterrestre que chega à Terra disfarçado de bebê, mas cresce rapidamente e se torna uma ameaça. Após enfrentá-lo, Chapolin percebe que tudo não passava de um sonho. O personagem foi interpretado por Arturo García Tenorio.
HHH
No episódio "Não se enrugue, Couro Velho, que te quero pra tambor", um criminoso foge do presídio e se disfarça de mulher para despistar a polícia. Chapolin descobre a farsa no final do enredo, ao estilo dos faroestes clássicos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).