Chaves e Chapolin são a mesma pessoa? Saiba como Roberto Bolaños criou os heróis
Chaves e Chapolin Colorado são heróis diferentes, criados e interpretados pelo mesmo ator, o mexicano Roberto Gómez Bolaños
Por Bruna Castelo Branco.
Chaves e Chapolin são a mesma pessoa? Eles podem até ter a mesma cara, mesma voz, mesmo olhar, mesmo jeitinho engraçado de agir, falar a mesma língua, mas, não são o mesmo personagem. A verdade é que Chaves e Chapolin Colorado são heróis diferentes, mas criados e interpretados pelo mesmo ator, o mexicano Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito. Você sabe, aliás, qual dos dois seriados veio primeiro?
O seriado Chaves, que se passa em uma vila, acompanha a vida de um menino órfão que vive diversas aventuras com seus amigos e vizinhos. Já em Chapolin Colorado, Bolaños deu vida a um super-herói atrapalhado que usa suas "antenas parabólicas" para ajudar as pessoas em situações de perigo.
Ficou com saudade e quer reassistir a esses clássicos? Hoje, as séries Chaves e Chapolin estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming e canais digitais.
Além de atuar, Roberto Gómez Bolaños foi responsável pela criação e roteiro de ambos os programas, além de outros personagens, como o Dr. Chapatin.
+ Salvador recebe maior exposição do mundo sobre série 'Chaves'
Em alguns episódios, os personagens chegaram a se encontrar em cena. Outro ponto que reforça a associação é que os dois seriados eram exibidos dentro do mesmo programa, intitulado “Chespirito”.
Quem veio primeiro, Chaves ou Chapolin?
Quem veio primeiro, Chaves ou Chapolin? O que é Chespirito? Talvez, a gente não "contasse com a astúcia" do ator, comediante, músico, diretor, produtor e escritor mexicano, Roberto Gómez Bolaños, que criou, nos anos 1970, dois dos personagens mais queridos e marcantes da América Latina - e fez tudo isso praticamente ao mesmo tempo.
As séries são antigas, mas, há atores de Chaves que ainda estão vivos. Volta e meia eles aparecem em entrevistas, inclusive no Brasil.
+ Personagens de Chaves: nomes, apelidos e histórias por trás dos ícones da vila
Escritos e estrelados por Roberto Bolaños, Chaves e Chapolin foram apresentados ao mundo no início dos anos 1970 e conquistaram milhões de fãs. O ator iniciou a carreira na televisão aos 22 anos e, em 1968, lançou "Os Supergênios da Mesa Quadrada", programa de humor com esquetes protagonizadas por ele e outros artistas, como Ramón Valdés (Seu Madruga) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha).
E foi nesse formato de esquetes que nasceram nossos dois queridos protagonistas mexicanos: o herói Chapolin Colorado e o órfão Chaves. Mas... como isso aconteceu? Em 1970, Bolaños estreou o programa Chespirito, que ampliou sua liberdade criativa. Dentro dessa nova atração, nasceram Chaves e Chapolin, pensados inicialmente para serem apenas personagens de esquetes, e não os rostos de dois programas separados. Porém, o sucesso foi tanto, que não teve jeito: poucos anos depois, as criações de Bolaños ganharam seus próprios espaços na TV.
Então, afinal, quem veio primeiro? As séries derivadas de Chespirito estrearam em 26 de fevereiro de 1973 (Chaves) e 28 de fevereiro de 1973 (Chapolin), com a participação de atores como Florinda Meza (Dona Florinda), Carlos Villagrán (Kiko) e Rubén Aguirre (Professor Jirafales). Ou seja: Chaves veio primeiro. No Brasil, demorou um pouco mais: Chapolin veio antes, em 20 de agosto de 1984, seguido por Chaves quatro dias depois.
O que é Chespirito?
Na década de 1970, Roberto Bolaños ficou conhecido pelo apelido “Chespirito”, que significa “Pequeno Shakespeare”. De acordo com o site oficial do artista, o nome foi dado pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, em reconhecimento à sua habilidade de criar histórias envolventes e cativantes, inspiradas na obra do dramaturgo inglês William Shakespeare, autor de peças como Romeu e Julieta e Hamlet.
Onde assistir Chaves e Chapolin em 2025?
SBT:
- Chaves: de segunda a sexta, às 13h e 20h45, e aos sábados, às 13h15.
- Chapolin: de segunda a sexta, às 22h.
Globoplay: Desde julho, a plataforma exibe 88 episódios de cada produção.
Prime Video: O serviço oferece um amplo acervo, com temporadas completas e materiais remasterizados.
Multishow: O canal por assinatura também programou a exibição das séries.
YouTube: Episódios avulsos podem ser encontrados em canais como Lista CH e Chaves em Português Reserva.
HBO Max: A plataforma disponibiliza a série documental Chespirito: Sem Querer Querendo, que narra a trajetória de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).