'Sem querer querendo!': quais atores de Chaves ainda estão vivos?
Em 26 de fevereiro de 1973, o mundo conheceu moradores da Vila de Chaves pela primeira vez
Por Bruna Castelo Branco.
"Lá vem o Chaves, Chaves, Chaves!". Em 26 de fevereiro de 1973, o mundo conheceu moradores da Vila de Chaves pela primeira vez, e nunca mais esqueceu deles: Dona Florinda, Chiquinha, Kiko, Senhor Barriga, Seu Madruga, Professor Girafales, Bruxa do 71, Jaiminho, e o principal, o próprio Chaves.
O episódio final do seriado mexicano foi ao ar oficialmente sete anos depois, no dia 7 de janeiro de 1980. Mas, mesmo depois do fim, continuou a ser exibido por anos em diversos países da América Latina, incluindo o Brasil, pelo SBT.
+ Salvador recebe maior exposição do mundo sobre série 'Chaves'
+ Chaves: maior exposição do mundo traz cenários e figurinos a Salvador
De 1980 para cá, perdemos alguns dos atores mais queridos da série, como o próprio Roberto Gómez Bolaños, o Chaves, protagonista e criador do seriado, que faleceu aos 85 anos em 2014. Ramón Valdés, que fez Seu Madruga; Rubén Aguirre, o Professor Girafales; Angelines Fernández, que interpretou a Bruxa do 71; e Raúl “Chato” Padilla, o Jaiminho, também estão nessa lista.
Atualmente, entre os atores do elenco principal da série, quatro ainda estão vivos. Descubra quem são eles:
Florinda Meza (Dona Florinda / Pópis):
Ainda realiza eventos e atua como produtora e guardiã do legado de Roberto Gómez Bolaños.
Carlos Villagrán (Quico / Kiko):
Tem 80 anos em 2025. Apesar de ter se aposentado, participava ocasionalmente de eventos relacionados à série e seguiu carreira solo após desentendimentos com Bolaños.
María Antonieta de las Nieves (Chiquinha / Dona Neves):
Com cerca de 74 anos em 2025, continua realizando shows, participando de programas, e mantém forte presença em redes sociais.
Édgar Vivar (Señor Barriga e Nhonho):
Nasceu em dezembro de 1948, com aproximadamente 76 anos, ainda ativo em teatro e dublagens, e presente nas redes interagindo com fãs.
Atores já falecidos
- Roberto Gómez Bolaños (Chaves; criador do programa) – faleceu em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos, por parada cardiorrespiratória.
- Ramón Valdés (Seu Madruga) – faleceu em 9 de agosto de 1988, aos 63 anos, vítima de câncer no estômago.
- Rubén Aguirre (Professor Girafales) – faleceu em 17 de junho de 2016, aos 82 anos, por complicações de diabetes/pneumonia.
- Angelines Fernández (Dona Clotilde, a Bruxa do 71) – faleceu em 25 de março de 1994, aos 71 anos, devido a câncer nos pulmões e complicações respiratórias.
- Raúl “Chato” Padilla (Jaiminho, o carteiro) – morreu em 3 de fevereiro de 1994, aos 75 anos, em decorrência de problemas cardíacos e diabetes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).