Personagens de Chaves: nomes, apelidos e histórias por trás dos ícones da vila

Relembre as histórias de todos os personagens de Chaves

Por Bruna Castelo Branco.

Nem parece que Chaves, uma das séries mais amadas na América Latina, estreou em lá 1973 e acabou em 1980 - até hoje, mais de 40 anos depois, o programa criado e estrelado por Roberto Gómez Bolaños continua a trazer alegria para quem assiste e curiosidade para quem ainda não conhece a famosa Vila do Chaves. O interesse pelo seriado é tanto que Salvador recebeu a maior exposição do mundo sobre a obra, aberta para visitação no Salvador Shopping. 

E era naquela pequena vila que alguns dos personagens mais marcantes da história da TV viveram: Dona Florinda, Chiquinha, Quico, Senhor Barriga, Seu Madruga, Professor Girafales, Bruxa do 71, Jaiminho, e o nosso protagonista, o próprio Chaves. Apesar da passagem das décadas, alguns atores da série ainda estão vivos, e continuam a dar entrevistas e a falar sobre o programa.

+ Quem veio primeiro: Chaves ou Chapolin?

Chaves (Roberto Gómez Bolaños)

Menino órfão, ingênuo e esfomeado, que vive em um barril na vila (ainda que o barril seja só um esconderijo). É o protagonista da série. Inocente, muito literal, atrapalhado e com um apetite voraz (ele ama sanduíche de presunto!). Vive dizendo frases como “Foi sem querer querendo” e “Ninguém tem paciência comigo”.

Apesar de morar em um barril na vila, a série dá pistas de que ele tem um quartinho, mas gosta do barril como refúgio. O nome verdadeiro de Chaves nunca foi revelado — isso virou um dos maiores mistérios do seriado.

Chaves, protagonista da série. | Foto: Divulgação

Seu Madruga (Ramón Valdés)

Vizinho desempregado, pai de Chiquinha, que vive fugindo do aluguel e das broncas de Dona Florinda. Pai solteiro, preguiçoso, mas com bom coração. É extremamente querido pelas crianças, embora sempre leve tapas e confusões. Ramón Valdés era o ator mais querido do elenco, inclusive fora das câmeras. Seu personagem é inspirado nele mesmo — um homem simples, de fala franca e jeito carismático.

Seu Madruga. | Foto: Divulgação

Chiquinha (María Antonieta de las Nieves)

Filha de Seu Madruga, esperta, travessa e chorona, sempre envolvida nas confusões. Ela também é ciumenta, às vezes maliciosa, mas muito ligada ao pai. Costuma chorar para conseguir o que quer. Hoje, a atriz é a única do elenco que ainda tem os direitos sobre o personagem e pôde continuar interpretando a Chiquinha após o fim da série. As sardinhas e o dente faltando são característicos.

Chaves e Chiquinha. | Foto: Divulgação

Quico (Carlos Villagrán)

Filho de Dona Florinda, mimado, ciumento e conhecido pelas bochechas inchadas e choro característico. Ele também é exagerado e facilmente ofendido. É famoso por inflar as bochechas e dizer: “Gentalha! Gentalha!”. O nome original é “Kiko”, mas no Brasil virou “Quico” para evitar confusão com a marca de salgadinhos. Carlos Villagrán deixou a série por desentendimentos e seguiu carreira interpretando o personagem em shows pelo mundo.

Quico. | Foto: Divulgação

Dona Florinda (Florinda Meza)

Mãe superprotetora de Quico, vive discutindo com Seu Madruga e bajulando o Professor Girafales. Autoritária, defensora ferrenha do filho Quico, trata Seu Madruga mal e tem um romance sutil com o Professor Girafales. Florinda Meza também interpretava outras personagens no universo Chespirito e foi companheira de Roberto Gómez Bolaños na vida real.

Professor Girafales (Rubén Aguirre)

Professor das crianças da vila, educado e formal, que mantém um romance velado com Dona Florinda. Além de tudo isso, ele é conhecido por ser ingênuo e visita Dona Florinda para tomar “uma xícara de café”. Por causa de sua altura (2,03 m), o apelido “Girafales” remete a “girafa”. A relação com Dona Florinda sempre ficou no “quase” e nunca avançou muito.

Dona Florinda e Professor Girafales. | Foto: Divulgação

Senhor Barriga (Édgar Vivar)

Dono da vila, sempre aparece para cobrar o aluguel e acaba levando pancadas do Chaves. Ele é paciente até certo ponto, mas sempre acaba levando pancadas ao entrar na vila, geralmente por culpa de Chaves. O personagem é dono de vários imóveis e, na vida real, Edgar Vivar também interpretava o Nhô Nhô.

Nhô Nhô (Édgar Vivar)

Filho do Senhor Barriga, ingênuo e comilão, amigo do Chaves. Apesar da inocência, às vezes é usado para fazer piadas com sua aparência. Nhô Nhô aparece com menos frequência, mas é um dos amigos próximos de Chaves.

Senhor Barriga. | Foto: Divulgação

Bruxa do 71 (Angelines Fernández)

Vizinha mais velha, alvo de apelidos das crianças, mas apaixonada pelo Seu Madruga. "Solteirona" sensível, mas mal interpretada pelas crianças, que a chamam de “Bruxa”. É apaixonada por Seu Madruga e tenta conquistá-lo de várias formas. Angelines Fernández era grande amiga de Ramón Valdés fora da TV. A atriz, espanhola, viveu exilada no México após lutar contra a ditadura de Francisco Franco.

Bruxa do 71. | Foto: Divulgação

Chaves: onde assistir?

Ficou com saudade e quer reassistir a esse clássico? Hoje, Chaves está disponível em diferentes plataformas de streaming e canais digitais.

SBT – De segunda a sexta, às 13h e 20h45, e aos sábados, às 13h15.

Globoplay – Desde julho, a plataforma exibe 88 episódios de Chaves e Chapolin.

Prime Video – O serviço oferece um amplo acervo, com temporadas completas e materiais remasterizados.

Multishow – O canal por assinatura também programou a exibição de Chaves.

YouTube – Episódios avulsos podem ser encontrados em canais como Lista CH e Chaves em Português Reserva.

HBO Max – A plataforma disponibiliza a série documental Chespirito: Sem Querer Querendo, que narra a trajetória de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.