Brasil iguala Argentina no topo da Libertadores após título do Flamengo

Conquista em Lima marca sequência histórica de clubes brasileiros na Libertadores

Por Matheus Caldas.

O título do Flamengo, conquistado neste sábado (29) no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru), sobre o Palmeiras, recolocou o Brasil no topo da Libertadores. Agora, o país divide com a Argentina o ranking de maiores vencedores, com 25 troféus cada do principal torneio da América do Sul.

O Brasil volta ao posto depois de 61 anos. Em 1963, quando o Santos conquistou sua segunda Libertadores, o país havia se igualado ao Uruguai, então bicampeão com o Peñarol. Em 1964 e 1965, o Independiente levou a Argentina aos mesmos dois títulos.

Em 1966, o Peñarol foi tricampeão e recolocou o Uruguai no topo da Libertadores, tirando o Brasil da liderança. A supremacia uruguaia durou pouco: entre 1967 e 1969, Racing e Estudiantes garantiram a retomada da Argentina no ranking.

Jogadores do Flamengo erguem troféu da Libertadores | Foto: Adriano Fontes/Flamengo

A partir de então, os argentinos lideraram de maneira isolada. Porém, nos últimos anos, a diferença caiu rapidamente. Desde 2019, apenas clubes brasileiros venceram a Libertadores, acumulando sete títulos consecutivos — um recorde na competição.

Mesmo com o crescimento recente do Brasil, os principais campeões da Libertadores ainda são argentinos. O Independiente lidera com sete títulos, seguido pelo Boca Juniors, com seis. O Peñarol, do Uruguai, aparece em terceiro, com cinco. River Plate e Estudiantes somam quatro, mesma marca que o Flamengo alcançou com a conquista deste sábado.

O Brasil, porém, lidera em diversidade de campeões. São 12 clubes diferentes com títulos da Libertadores, contra oito da Argentina. Peru, Bolívia e Venezuela nunca levantaram o troféu — apenas os peruanos chegaram a finais, em 1972 (Universitario) e 1997 (Sporting Cristal).

No recorte por cidades, Buenos Aires é a mais vitoriosa da história da Libertadores, com 13 títulos somados por Boca, River, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez. Avellaneda aparece em seguida, com oito conquistas de Independiente e Racing. Com o tetra do Flamengo, o Rio de Janeiro igualou São Paulo, ambas agora com sete títulos.

Flamengo venceu Palmeiras na final da Libertadores | Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.