Aratu Tá On: mudanças na rotina podem melhorar saúde mental, diz psicanalista
Nono episódio do podcast Aratu Tá On: Mudanças na rotina podem melhorar saúde mental, diz psicanalista
Por João Tramm.
O nono episódio do podcast Aratu Tá On conversou com a psicanalista Ana Chaves. Na pauta, as mudanças na rotina podem melhorar saúde mental, diz psicanalista. Com o tema "Cérebro Subestimado", o papo abordou dicas que fazem nosso cérebro funcionar melhor, como dormir e se alimentar bem.
O Aratu Tá On é transmitido toda quarta-feira, às 14h30 e, nesta semana, contou com apresentação dos jornalistas João Tramm e Júlia Naomi. Este e os demais episódios estão disponíveis no YouTube do Aratu On.

Mudanças na rotina podem melhorar saúde mental, diz psicanalista
Durante a conversa, Ana ressaltou que o cuidado com a saúde mental começa também pelo corpo. Ela lembrou que “existem fatores que são fisiológicos, como vitaminas, que precisamos fazer nosso check-up, mas também hábitos”.
Além disso, recomendou incorporar atividades que estimulem o cérebro. “Na rotina, é interessante inserir jogos, de tabuleiro, de memória, praticar esporte, aprender uma língua, e também a música, que apresenta efeitos incríveis para o cérebro. A música é incrível para o cérebro muito no não envelhecimento cerebral, assim como a leitura”, explica.
A psicanalista reforça que não é preciso buscar soluções radicais: ajustes simples ajudam a manter o equilíbrio. “São coisas básicas que dá para você fazer na rotina. Se alimentar bem, dormir bem, sem nenhum radicalismo. Todo excesso esconde uma falta. Tudo tem que ser leve e com mais tranquilidade, sem tanta regra”, afirma.
Meio Ambiente, animais e saúde mental
Ana também comentou um estudo recente que aponta relação direta entre poluição e aumento de transtornos mentais nas grandes cidades. Por isso, recomenda buscar espaços verdes sempre que possível. “Cidades poluídas tendem a ter mais transtornos mentais. Nas cidades então é mais difícil, mas você buscar lugares onde a respiração é um pouco mais natural, como parques. E ainda ter bastante planta na sua casa”, diz.
A psicanalista ainda destacou o papel dos animais de estimação no bem-estar cotidiano. Segundo Ana, pets ajudam a quebrar a sensação de solidão e estimulam a movimentação. “Animais em casa também são bons aliados, além de ser um companheiro, você sai para passear, interage, acaba passeando e se exercitando. É você se sentir útil, o que pode ajudar ainda mais idosos a não se sentirem tão sozinhos, protegidos e úteis.”
Encerrando o episódio, ainda reforçou a importância da psicoterapia, sempre que houver acesso. “E fazer terapia, para quem pode e tem acesso. O terapeuta está fazendo você se ouvir, coisa que a vida parou de te permitir”, conclui.
Assista ao trecho:
Aratu Tá On
No último episódio do Aratu Tá On, o professor e empresário André Luis, mais conhecido como Dedeko, deu algumas dicas de como utilizar o 13º da melhor forma, o contador.
Antes disso, no sétimo episódio, Oh Polêmico revelou que não pretende mais disputar cargos eleitorais. Na entrevista, o artista relembrou a experiência como candidato a vereador em 2024 e avaliou que a incursão na política trouxe prejuízos à sua trajetória musical.
Dormir com o cabelo molhado causa gripe? No sexto episódio do podcast Aratu Tá On, a pneumologista Dra. Larissa Voss desmistificou alguns dos mitos mais comuns sobre saúde respiratória. Entre eles, a crença de que dormir com o cabelo molhado ou tomar sorvete durante o resfriado podem causar gripe.
O Kanalha chegou com tudo no Podcast Aratu Tá ON para o quinto episódio. No bate-papo, o artista contou quem é “O Kanalha”. Para os mais íntimos, Dodó. Para outros, Dan. Mas o nome por trás do sucesso é Danrlei Orrico, de 28 anos.
“E vai ser só pa nas candjanga!”: Se você já ouviu esse verso e ficou curioso para saber o que é uma candjanga, o cantor J. Eskine explicou tudo em entrevista ao quarto episódio do Podcast Aratu Tá On. “Uma pessoa candjanga é feia... é uma pessoa feinha”, brincou Eskine, entre risadas.
Em entrevista ao podcast Aratu Tá On: Ruivo Baiano diz que faria propaganda de 'tigrinho'. O influenciador Ruivo Baiano, conhecido pelo bom humor e autenticidade com que retrata o cotidiano de Salvador, foi o convidado do terceiro episódio do podcast Aratu Tá On.
Entrevistados do segundo episódio do podcast Aratu Tá On, os setoristas do Vitória, Ítalo Oliveira, do portal Arena Rubro-Negra, e Leonardo Santiago, do canal Canto Rubro-Negro, falaram sobre a “salvação” do clube na Série A e qual o foco para o Clássico BaVi, do próximo dia 16 de setembro.
Comandando pelo jornalista Matheus Caldas, o bate-papo mostrou qual o caminho para que o Vitória consiga se manter na Série A e não seja rebaixado para a Segunda Divisão, tendo o BaVi como elemento fundamental nessa trajetória.
Já no primeiro episódio, o cantor Zau O Pássaro revelou, em entrevista ao podcast Aratu Tá On, nesta quarta-feira (1º), que foi bloqueado por Igor Kannário nas redes sociais. O “Príncipe do Gueto” moveu um processo judicial contra Zau no início deste ano, pelo uso indevido do nome “Kannário”.
Segundo o artista, não há contato entre eles, apesar de Igor ser uma de suas maiores referências no pagode. “Ele me bloqueou no Instagram. Minha equipe também foi bloqueada, cinco pessoas no total”, contou.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).