Dormir com o cabelo molhado causa gripe? Médica esclarece no Aratu Tá On

No quarto episódio do podcast Aratu Tá On, pneumologista esclarece mitos e verdades, dentre eles: Dormir com o cabelo molhado causa gripe?

Por João Tramm.

Dormir com o cabelo molhado causa gripe? No sexto episódio do podcast Aratu Tá On, a pneumologista Dra. Larissa Voss desmistificou alguns dos mitos mais comuns sobre saúde respiratória. Entre eles, a crença de que dormir com o cabelo molhado ou tomar sorvete durante o resfriado podem causar gripe.

Segundo a especialista, essa ideia é um equívoco: “Isso não existe, primeiro que gripe é uma doença infecciosa. O que acontece, muitas vezes, é um quadro alérgico. Muitos pacientes, inclusive, afirmam que vivem gripando. O que não tem como, via de regra, é alérgico”, explicou.

Dormir com o cabelo molhado causa gripe? 

Ela reforçou que a gripe é causada por vírus e tende a circular com mais intensidade em determinados períodos do ano. Apesar disso, estar molhado ou a sensação do frio não é, por si só, causador de gripe.

“No período de frio, de março até outubro, existe uma maior circulação de quadro viral. Mas, normalmente, o que vemos é um quadro alérgico — muito porque no frio pode haver maior propagação de poeira e ácaros”, detalhou a pneumologista.

Outro mito abordado foi o de que tomar sorvete ou consumir alimentos frios durante um resfriado pode piorar o quadro. A médica afirmou que o frio, por si só, não causa doenças.

“Também entra na seara do cabelo molhado. Não é regra, tem paciente que pode não se dar bem, temos que tomar cuidado, mas o frio por si só não vai causar nenhum mal. Isso não é vírus, mas pode haver uma maior sensibilidade da pele ou mucosa que o frio não favoreça”, explicou.

A Dra. Larissa ressaltou ainda que cada organismo reage de uma forma e que é importante observar sinais persistentes, como tosse prolongada, cansaço e febre, buscando orientação médica quando necessário.

O episódio completo do Aratu Tá On com a pneumologista já está disponível no YouTube do Aratu On.

Foto: Reprodução / YouTube Aratu On

Aratu Tá On:

O Kanalha chegou com tudo no Podcast Aratu Tá ON para o quinto episódio. No bate-papo, o artista contou quem é “O Kanalha”. Para os mais íntimos, Dodó. Para outros, Dan. Mas o nome por trás do sucesso é Danrlei Orrico, de 28 anos.

“E vai ser só pa nas candjanga!”: Se você já ouviu esse verso e ficou curioso para saber o que é uma candjanga, o cantor J. Eskine explicou tudo em entrevista ao quarto episódio do Podcast Aratu Tá On. “Uma pessoa candjanga é feia... é uma pessoa feinha”, brincou Eskine, entre risadas.

Em entrevista ao podcast Aratu Tá On: Ruivo Baiano diz que faria propaganda de 'tigrinho'. O influenciador Ruivo Baiano, conhecido pelo bom humor e autenticidade com que retrata o cotidiano de Salvador, foi o convidado do terceiro episódio do podcast Aratu Tá On.

Entrevistados do segundo episódio do podcast Aratu Tá On, os setoristas do Vitória, Ítalo Oliveira, do portal Arena Rubro-Negra, e Leonardo Santiago, do canal Canto Rubro-Negro, falaram sobre a “salvação” do clube na Série A e qual o foco para o Clássico BaVi, do próximo dia 16 de setembro.

Comandando pelo jornalista Matheus Caldas, o bate-papo mostrou qual o caminho para que o Vitória consiga se manter na Série A e não seja rebaixado para a Segunda Divisão, tendo o BaVi como elemento fundamental nessa trajetória.

Já no primeiro episódio, o cantor Zau O Pássaro revelou, em entrevista ao podcast Aratu Tá On, nesta quarta-feira (1º), que foi bloqueado por Igor Kannário nas redes sociais. O “Príncipe do Gueto” moveu um processo judicial contra Zau no início deste ano, pelo uso indevido do nome “Kannário”.

Segundo o artista, não há contato entre eles, apesar de Igor ser uma de suas maiores referências no pagode. “Ele me bloqueou no Instagram. Minha equipe também foi bloqueada, cinco pessoas no total”, contou.

‘Pessoa feinha’: J.Eskine revela o que é ser ‘uma candjanga’ no Aratu Tá On.Foto: Aratu On

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.