Educação

Secretária quer maior alinhamento entre estado e municípios para melhorar educação

Para a secretária, quando o ensino é precário na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, a tendência é que o aluno chegue com problemas de defasagem no ensino médio

Por Matheus Caldas

Secretária quer maior alinhamento entre estado e municípios para melhorar educaçãoSecretária de Educação, Rowenna Brito | Foto: Matheus Caldas/Aratu On

A secretária de Educação da Bahia (SEC), Rowenna Brito, pretende fortalecer o alinhamento entre o estado e os municípios para que a qualidade do ensino público no estado seja mais qualificada.


“Educação não é um elemento que a gente desconsidere as variáveis de onde o estudante está. Na rede estadual, trabalhamos três anos. As redes municipais trabalham até, com muita energia, nove anos dos nossos estudantes”, contextualizou, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (18), na Arena Fonte Nova, durante o segundo dia do Encontro Estudantil, que reúne milhares de estudantes de todo o estado. 




+ AL-BA aprova em primeiro turno o texto base da LOA-2025, com orçamento de R$ 70,8 bilhões


Na visão da secretária, quando o ensino é precário na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, a tendência é que o aluno chegue com problemas de defasagem no ensino médio.


“A gente precisa potencializar e entrelaçar mais essa relação estado e município, porque os estudantes são da Bahia. Precisamos potencializar as redes municipais. Eles precisam chegar com as aprendizagens garantidas paras que possamos dar continuidade”, analisou.


Questionada pelo Aratu On se diferenças partidárias e de gestões com os municípios podem atrapalhar, a titular da SEC crê que isto não deve acontecer.


“Fizemos uma agenda com os secretários municipais e, surpreendentemente, quase todos os municípios de oposição estavam. Poderia contar um ou dois que não estavam”, afirmou.


Para Rowenna, o momento quando se trata de macropolíticas públicas para educação, “não há olhar ideológico”. “Temos divergências com Salvador, mas a prefeitura senta com a secretaria da Educação do estado. Temos uma relação de respeito, cada um no seu lugar, entendendo seu lugar na política”, acrescentou.


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.